Destaque

Conselho de Direitos da Mulher realiza evento para debater políticas públicas

Publicado

na

Da redação (com informações da assessoria)

 

 

Assistência, proteção, acolhimento e outros assuntos que remetem aos direitos das mulheres serão temas discutidos durante o 7º Seminário Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento, coordenado pelo Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM) que é vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, será realizado no dia 3 de maio, das 08h ás 17h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB/MT.

De acordo com a presidente do Conselho, Glaucia Amaral, durante o encontro serão abordados assuntos como a consolidação das metas, compromissos e ações do Plano Estadual de Políticas para Mulheres que irão compor o Plano Plurianual 2020-2023 do estado de Mato Grosso. “Discutindo com a sociedade e a Administração Pública, objetivos concretos de implementação de políticas de igualdade, segurança, saúde, educação todas voltadas para o tema”, pontua.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, destaca a importância discussão do tema para a promoção da defesa dos direitos das mulheres. Conforme ela, o propósito de promover melhorias no atendimento às mulheres, principalmente aquelas que foram vítimas de violência, é uma das bandeiras defendidas pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Leia Também:  Mulher é presa por agressão e maus tratos à mãe de 92 anos

Programação

07h30 às 08h00 – Credenciamento

08h10 às 08h20 – Formação da Mesa de Abertura e Hino Nacional Brasileiro
Cerimonialista: Glória María Grández Muñoz
Relatora das Mesa 01 e 02: Luciléia Assunção dos Santos e Laura Santiago de Fraga

08h20 às 08h30 – Mesa de Abertura

08h30 às 09h30 – Solenidade de Entrega do Prêmio Estadual “Ruth Marques
Corrêa da Costa”. Coordenadora: Rosana Leite Antunes de Barros – CEDM

09h30 às 11h30 – Mesa 02: Processo de construção do PPA e inserção de Políticas Públicas para Mulheres
Coordenadora: Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral – CEDM

1 – Rosana Leite Antunes de Barros – Avanços e Desafios quanto ao Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres em MT

2 – Rosamaria Ferreira de Carvalho – Direitos Humanos das Mulheres na Gestão Públicas

3 – Anildo Cesário Correia – PPA: o que é, para que serve e como inserir prioridades no orçamento?

11h30 às 12h – – Debate

13h00 às 13h10 – Apresentação do grupo de dança do ventre terapêutica do Mtmamma

Leia Também:  Mulher de traficante morto assume comando e esbanja poder em Cuiabá

13h10 às 15h30 – 4 Grupos de Trabalho/GT´s para definição das ações do Plano no PTA e PPA (** cada grupo precisará nomear uma coordenadora e uma relatora)

GT1 – Educação – Coordenação das Conselheiras: Leliane Cristina Borges e Angelina de Oliveira Costa

GT2 – Enfrentamento à violência contra as mulheres – Coordenação das Conselheiras: Rosana Leite Antunes de Barros e Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto

GT3 – Autonomia e igualdade no mundo do trabalho e cidadania – Coordenação das Conselheiras: Clarissa Lopes Dias e Margarethe Alves Nunes Dias

GT4 – Saúde das mulheres, direito sexual e reprodutivo – Coordenação das Conselheiras: Adriana Catelli Correa e Angela Mesquita

15:30 às 16:30 – Plenária – Debates
Relatoras da Plenária: Adriana Catelli e Laura Santiago de Fraga

17h00 às 17h30 – Encerramento (certificados enviados posteriormente por e-mail)

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vacinação contra covid-19 para crianças começa hoje (20); Vereador Dr. Luiz Fernando defende imunização

Publicado

na

Por Márcia Martins
Crianças de 5 a 11 anos começam a ser imunizadas contra Covid-19, a partir desta quinta-feira (20), no polo da Unic Beira Rio, a partir das 9h, em Cuiabá. Durante entrevistas a vários meios de comunicação e em suas redes sociais, o vereador e médico Dr. Luiz Fernando (Republicanos), fez questão de mostrar seu posicionamento favorável à imunização infantil.

Médico há 20 anos, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal da Capital, o parlamentar tem diversas leis e projetos voltados para a área da medicina.

“Eu sou a favor da vacinação em crianças. A favor da ciência. Tenho um filho de 5 e de 7 anos e vou levar os dois para se vacinar”, reforça o vereador ao informar que os pais ou responsáveis deverão entrar no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br, escolher o grupo no qual a criança se encaixa e preencher os dados. A primeira criança a receber a dose do imunizante será um garotinho, de 9 anos, que faz parte do grupo de pacientes imunossuprimidos.

De hoje ao dia 22, apenas o polo da Unic Beira Rio realizará a vacinação, devido à quantidade de doses recebidas. Foram 3.580 doses exclusivas para crianças e, conforme dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de vacinar 60.659 crianças na Capital.

Leia Também:  Como podemos manter a sanidade durante este período de crise?

Com a chegada de doses novas doses, previstas para a próxima semana, os polos de vacinação Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte), USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 I e II e ainda USF Parque Cuiabá (Região Sul) – também irão aplicar a vacina. Já nas zonas rurais, a USF Guia, o Programa Amor I e Amor II atenderão essas demandas.

Como embasamento para aprovação e incentivo da vacinação, Dr. Luiz Fernando destaca estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Imunizações e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Já em relação ao risco de miocardite, que é uma inflamação nas células do músculo do coração (miocárdio), o médico afirma que é muito raro. “Existe certo receio quanto ao desenvolvimento da miocardite após a vacina, mas quero deixar claro que isso é raríssimo, não tenham medo, vacinem as crianças”, orienta.

LIVE – hoje às 19h30 Luiz Fernando vai realizar uma live para debater sobre a vacinação contra Covid em crianças. O debate contará com a participação do pediatra Dr. Maurício Malheiros e será transmitido via instagran.com/drluizfernandoamorim.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA