Opinião

Regularizar para avançar

Publicado

na

Um dos grandes entraves para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo a familiar, passa pela titulação das terras ocupadas em assentamentos e glebas, a chamada regularização fundiária. Sem a documentação regular, os pequenos produtores enfrentam dificuldades na obtenção de recursos e, é claro, sofrem com a falta de segurança jurídica gerada pela situação, vivendo à margem da legalidade e impedidos de avançar.

Pude vivenciar o problema a partir de 2011, quando passei a integrar o gabinete do então senador Pedro Taques e percorrer os 141 municípios do nosso Estado, ouvindo as demandas da população. Em qualquer lugar, Câmara Municipal, Sindicato Rural, gleba ou assentamento, a questão da regularização fundiária era lembrada. De forma nada contida, muitas destas pessoas me lembravam da angústia causada pela indefinição a respeito do destino daquele pedaço de terra que constituía, em grande parte dos casos, o único bem das famílias.

Quis o povo de Mato Grosso que o senador Pedro Taques fosse eleito governador. Quis o destino que eu passasse a trabalhar no Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR), primeiro como adjunto, depois como titular. Lá, vislumbrei a possibilidade de ajudar aquelas vozes que passei anos ouvindo, de dar mais segurança para aquelas pessoas que buscam apenas se sustentar, sustentar seus filhos, seus cônjuges, com trabalho duro, honesto e honrado.

Leia Também:  A repreensão

Depois de três anos trabalhando noite e dia, este time de grandes servidores conseguiu concluir o projeto, aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em maio deste ano, o sonho se tornou realidade, com a liberação de R$ 72 milhões em recursos, visando exatamente a regularização fundiária. Serão atendidas pelo Terra a Limpo nada menos do que 65 mil famílias, de 88 municípios.

Muito em breve, estas pessoas que por décadas buscavam a segurança jurídica e a capacidade de financiar suas produções, de investir em capacitação, poderão sentir os reflexos das ações desencadeadas pelo programa. Muito em breve, Mato Grosso dará um novo passo rumo ao aumento de sua produtividade, com variação de produtos e o respeito às vocações regionais. Muito em breve, haverá a segurança jurídica necessária para o desenvolvimento.

Tenho a certeza que Mato Grosso ganha muito com este projeto, que, aliás, será usado como case em outros Estados que passam por este problema. A busca agora é assegurar recursos em Brasília para que o Terra a Limpo se espalhe para outros municípios que também precisam da regularização de suas glebas e assentamentos e isso só ocorrerá com um trabalho forte dos nossos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, aqueles que serão eleitos em outubro. Com a confiança de quem conseguiu tirar um plano tão audacioso do papel, creio ser possível zerar a fila da titulação pelos próximos quatro anos.

Leia Também:  Tire o 'S' da CRISE

* Administrador e ex-secretário do Gabinete de Desenvolvimento Regional de Mato Grosso. Candidato a deputado federal pelo Patriota.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

Preenchimento de queixo sem bisturi

Publicado

na

Seu contorno facial te incomoda? Saiba que a queixa é bem comum, para muitos a insatisfação grita quando o perfil parece mais deficiente de queixo, em alguns casos a face frontal também perde beleza. Mas, a boa notícia é que para revolucionar a estética facial não é preciso se submeter a uma cirurgia, que inclui cortes, valores agregados e a insegurança do resultado. Graças a harmonização facial a conquista de um novo contorno é possível em 20 minutos de consultório, sem nenhum procedimento invasivo.
A satisfação plena de uma nova face com um queixo maior e mandíbulas perfeitas para a nova moldura é possível através de preenchedores, como o ácido hialurônico, ele é perfeito para atingir o ideal de uma remodelação do queixo, empregando apenas anestesia local e o preenchedor, claro que o olhar clinico do profissional é o que também difere no resultado, a análise perfeita das métricas da face define a excelência desta harmonização, que não exige nem mesmo que o paciente se afaste de suas funções após se submeter ao procedimento, diante da tamanha simplicidade do processo.
A técnica é tão avançada que os preenchedores operam milagres nesta transformação facial, sendo possível projetar, arredondar, redefinir assimetrias, e ou alongar o queixo. E o melhor de tudo é resultado é imediato. Tenho muita estima na realização deste procedimento, pois ele é transformador, a sensação de felicidade dos pacientes irradia o consultório. Imagine que em muitos casos os pacientes sofreram anos com a aparência, e agora um procedimento tão simples pode riscar um passado de insatisfação.
Não pense que é exagero sofrer com um contorno não bem definido ou um queixo sem expressão, saiba que o queixo é uma parte extremamente importante para definir o contorno facial. Quando o queixo tem a proporção ideal deixa a face mais harmônica e proporciona jovialidade e imponência. Pare de sofrer se seu queixo é muito para dentro ou mais para fora. A harmonização facial nasceu em berço esplêndido de transformação da face e da autoestima, um novo você esta a sua disposição com segurança e rapidez.

Leia Também:  Ser Mulher

Nayara Cerutti, odontóloga com atuação em harmonização facial

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA