Rafael Medeiros Da Redação
Devido a escassez de combustível nos postos de Cuiabá e do interior, o funcionamento da maioria das escolas particulares e faculdades segue parados.
No ensino superior privado, a Universidade de Cuiabá (Unic) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) suspenderam as atividades nesta segunda-feira (28.05) por conta da redução do transporte público.
As provas que seriam realizadas hoje foram canceladas, e remarcadas para próxima segunda (04.06). Uma nova avaliação será feita no período da tarde para definir o funcionamento da terça-feira (29.05).
Em entrevista ao Jornal do Ônibus, Gelson Menegatti, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinep), entidade que representa 620 instituições em todo o Estado, sendo 240 em Cuiabá, informou que a definição de expediente de cada instituição depende de sua própria diretoria.
O presidente do Sinep também afirma que em algumas instituições, os funcionários estão recebendo formas alternativas de transporte, além dos ônibus urbanos, como o Uber.
Em Cuiabá as aulas das escolas estaduais e municipais foram suspensas nesta segunda-feira (28). Segundo o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, os dias perdidos de estudo serão repostos em datas agendadas pela Secretaria da Educação.
Conforme apurou o Jornal do Ônibus, as escolas de ensino regular de grande porte, como Colégio Isaac Newton (CIN), Salesiano São Gonçalo, Maxi e Master estão com atividades em andamento. No CIN, houve disponibilização de Uber para os funcionários que não conseguiram se locomover até o trabalho e um simulado teve que ser reagendado. O São Gonçalo também suspendeu seu calendário de provas, mas não notou diminuição no número de alunos.
No Colégio Maxi, poucos alunos dependem de transporte público, mas aqueles que perderam provas poderão fazer a 2ª chamada sem pagamento de taxa adicional. No caso do Colégio Master da Avenida Fernando Corrêa, as aulas desta semana ocorrem apenas para os alunos dos cursos pré-vestibulares.