Rafael Medeiros Da Redação
Alunos da Escola Municipal Professora Orzina de Amorim Soares, no bairro Jardim Vitória em Cuiabá, receberam atendimentos médicos na tarde desta quinta-feira (15), a unida foi a primeira a ser contemplada pelo programa ‘Saúde na Escola’ , uma ação em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.
Foram atendidos 410 estudantes de 4 á 9 anos do ensino fundamental. Os alunos passarão por exames de saúde durante 3 dias, incluindo o final de semana. Tiveram também avaliação nutricional, através do peso e da altura, também verificação da visão, da saúde bucal e da pressão arterial infantil.
O programa ‘Saúde na Escola’ está estruturando em vinte unidades de ensino, com o objetivo em atender cerca de dez mil alunos.
Em conversa com o Jornal do Ônibus a diretora da unidade, Elizany Rosa gostou da iniciativa e destaca que era algo que estava esperando a muitos anos.
“Quase todo nosso quadro de alunos são carentes, muitas vezes não se alimentam para vim a aula, não tem condição de ir ao medico mensalmente, são crianças que necessitam desse olhar especial. Muitos aqui não sabiam o que era uma nutricionista .. É muito importante esse contato direto. Faz toda diferença no ensino deles”. Emociona a diretora ao dizer.
Pais e alunos presentes discutiram a importância das unidades contribuírem para a formação integral dos estudantes por meio de ações de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino e também da participação das famílias e da comunidade de uma forma geral, viabilizando uma gestão educacional mais integrada.
Entre os serviços oferecidos estão: atualização do calendário vacinal e ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, as DST/Aids.
“A escola sozinha não avança, as crianças precisam estar assistidas integralmente não somente com o ensino, mas fisicamente, mentalmente, emocionalmente e, esse atendimento perpassa por todas as secretarias parceiras, que tem papel fundamental na construção de uma gestão escolar eficiente e produtiva”, Conclui a diretora.