Por Katia Passos| Mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia da COVID-19, a Prefeitura de Várzea Grande está conseguindo manter os investimentos em todas as áreas conforme planejado. Assim acontece com a Secretaria de Defesa Social da qual faz parte a Guarda Municipal que recebeu novas viaturas, armamentos, munições, fardamento e autorização da prefeita Lucimar Sacre de Campos para o processo licitatório de contratação de empresa especializada visando realizar concurso público para 150 homens e mulheres para a corporação.
“O equilíbrio nas finanças públicas e a correta aplicação dos recursos existentes nos permite investir em todas as áreas como também planejar futuras ações em prol de Várzea Grande e sua gente”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos, ressaltando que é nítida a mudança para melhor na qualidade de vida e nos serviços públicos prestados no atual momento se comparado com 2015 quando assumiu a atual gestão.
Ela lembrou que já se encontra em análise estudos para a realização do novo concurso público para a Guarda Municipal de Várzea Grande, apontando que existem recursos disponíveis e capacidade para melhorar a atuação da Guarda Municipal de Várzea Grande que foi a primeira criada em Mato Grosso no ano de 2000 quando era prefeito o atual senador Jayme Campos .
“Equipes da Prefeitura já deram início aos estudos referentes às medidas legais, além das questões que envolvem a viabilidade econômica e financeira do município para o ingresso de mais 150 Guardas Municipais. Vários guardas municipais estão se aproximando da aposentadoria, outros foram aprovados em concurso público para outras funções e para que não falte efetivo é preciso a abertura de um concurso para a contratação de pessoal”, destacou a prefeita determinando que todo este processo respeite a legislação e o momento eleitoral que impões restrições.
O Secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias se mostrou animado com a possibilidade de o órgão de segurança municipal abrir novas vagas e ampliar a sua capacidade de atendimento operacional.
Quanto aos investimentos, o comandante reafirma o compromisso desta gestão em priorizar diversos setores, e dentre eles a segurança pública. “Hoje temos condições plenas de atuação, graças ao reconhecimento ao nosso trabalho. A renovação dos veículos que realizam rondas nas ruas, bem como a ampliação e inovação no armamento, fazem parte das políticas de segurança adotadas por essa administração. Essa nova estrutura vai contribuir no trabalho de combate à criminalidade, bem como nas diversas atribuições efetuadas pela tropa”, destacou o secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, lembrando que a instituição é referência no atendimento.
Os quatros novos veículos irão aumentar a frota da Guarda Municipal que possui um total de 20 veículos sendo 12 viaturas, 6 motocicletas, 1 micro-ônibus, e 5 veículos administrativos. A instituição recebeu ainda equipamentos de trabalho, sendo 7 carabinas calibre 12 e 500 munições SG calibre 12.
Para o comandante essas aquisições de veículos e equipamentos de segurança irão reforçar a atuação da Guarda Municipal de Várzea Grande nas ações preventivas de combate a criminalidade em todas as Regiões da cidade.
O comandante da Regional II da Polícia Militar em Várzea Grande, Coronel José Nildo, disse que a Guarda Municipal tem sido parceira da Polícia Militar em diversas operações desenvolvidas na cidade e saber que a instituição de segurança recebe investimentos no setor operacional e de segurança é um momento de comemoração e de parabenizar a prefeita Lucimar Campos pela percepção de que investir em segurança pública, assegura qualidade de vida para a população. “A Guarda Municipal vem desempenhando um importante trabalho no município e conta com nosso total apoio e ajuda as demais forças policiais a realizarem um trabalho preventivo de resultados”, afiançou.
A Guarda Municipal, Sirlei Salete Piasecki foi escolhida para falar em nome da tropa e disse que reconhece o novo momento vivenciado pela instituição. Para ela, é importante e fundamental reconhecer que: “Os investimentos agora aplicados pela gestão da prefeita Lucimar Campos, vão muito além do que foi investido nos últimos anos pelas gestões anteriores”, assinalou ela.
Sirlei Salete enumerou como as principais medidas, a troca do prédio do Comando Central com um ambiente harmonioso, armamentos, munições, viaturas, fardamentos, novos coletes balísticos, informatização do sistema de notificações, aperfeiçoamento profissional, reforma da Praça Prefeita Sarita Baracat (Aquidaban) que contribuiram para um melhor ambiente de trabalho e consequentemente melhor atendimento a população de Várzea Grande.
Ela acrescenta ainda que mesmo após o término do atual mandato, “ Iremos contar ainda com as boas ações, porque o que foi feito não será facilmente esquecido, e se a Guarda Municipal de Várzea Grande tem um pai de registro de criação, o senador Jayme Campos, juntamente com o Coronel PM Walter de Fátima Pereira, agora a Guarda Municipal tem uma mãe que cumpre com o seu papel, corrigindo quando tem que corrigir e dando amor quando tem que dar”, disse.
O senador Jayme Campos destacou as conquistas realizadas pela Guarda Municipal desde a sua criação que já dura 20 anos e foi a primeira instituição de segurança municipal criada em Mato Grosso e desde então vem sendo modelo para outros municípios que querem implantar uma semelhante à de Várzea Grande. “Há princípio o papel da guarda seria o de fazer a segurança do patrimônio da cidade, bem como a segurança dos órgãos municipais, porém a sua atuação foi ampliada e hoje desenvolve diversas atividades, por isso os investimentos feitos no setor são importantes uma vez que atua também no combate a criminalidade, somando com as demais Forças de Segurança do Estado de Mato Grosso”.
MAIS INVESTIMENTOS: Além dos investimentos em viaturas e equipamentos de trabalho, todos os Guardas Municipais irão receber fardamento completo, sendo calça, gôndola, camiseta branca, boné, fiel, apito, cinto de guarnição, porta tonfa, porta algema, porta munição, porta carregador, capa de colete. E para este ano uma novidade. A aquisição de fiel retrátil, coldre de polímero, bastão tonfa retrátil, além de coturno que possui selo de qualidade e maior durabilidade.
A renovação do fardamento é anual – conforme lei que regulamenta a Guarda Municipal de Várzea Grande – e vem sendo cumprida desde 2015.
“Esses investimentos fazem parte das ações prioritárias de nossa administração, além da valorização do profissional da Guarda que tem feito a diferença, principalmente, neste período de pandemia, onde está na linha de frente no trabalho de prevenção e combate ao novo coronavírus”, ressaltou a prefeita Lucimar Campos.
Fonte: Secom VG