Grupo de trabalho é instalado para lutar contra Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis

0
195

Um grupo de trabalho (GT) ligado diretamente à Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) será instalado na tarde desta segunda-feira (4), às 16h, no auditório Licínio Monteiro, da Casa de Leis. A ação dá continuidade à programação do “Dezembro Vermelho”, realizada em conjunto entre ALMT, prefeitura de Cuiabá, governo do estado e sociedade civil organizada.

A instalação será comandada pelo presidente da comissão, deputado estadual Dr. Leonardo (PSD). Médico, o parlamentar demonstrou preocupação com os números crescentes dos casos de Aids em Mato Grosso, em especial na população entre 20 e 49 anos. Ele quer iniciar estudos para a criação de uma política estadual de combate às infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan), nos últimos dez anos foram registrados 4.360 casos de Aids em Mato Grosso nessa faixa etária, sendo 2.105 em pessoas entre 20 e 34 anos. Os números ainda podem ser maiores, pois ainda há um mês para serem feitas notificações em 2017.

Procissão das Luzes – Mais tarde, às 18h15, será realizada a 1ª Procissão de Luzes em Mato Grosso. Com saída da Assembleia Legislativa, a procissão seguirá até o Parque das Águas, onde serão realizadas homenagens às vítimas da Aids. O objetivo é chamar a atenção para necessidade da prevenção contra o HIV.

Dezembro Vermelho – As atividades do mês de enfrentamento ao HIV começaram em 1º de dezembro, Dia Internacional do Combate à Aids, pela Organização Mundial de Saúde. Em Cuiabá, várias entidades se reuniram pra o lançamento da coletânea Guia Prático em Abordagem Sindrômica, realizado no Hospital Universitário Júlio Müller, e para a Blitz Educativa, organizada pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.

Participam das ações conjuntas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Saúde, Sala da Mulher e QualiVida, a Secretaria de Estado de Saúde, a Prefeitura de Cuiabá, através do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual, a ONG a RNP+Brasil, Hospital Universitário Júlio Müller, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que vão realizar atividades para alertar a população sobre a importância da prevenção, com a distribuição de material educativo e insumos de prevenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui