O graffiti continua e seus artistas continuam a deixar as cidades mais belas e únicas
Ainda considerada uma das manifestações artísticas mais conhecidas no mundo inteiro, o graffiti também ocupa espaço entre os muros e paredes do estado mato-grossense, interferindo com a aparência das cidades, as tornando mais coloridas e únicas. A prática tende a fazer críticas sociais através de desenhos e frases, deixando a mensagem exposta ao meio urbano para que qualquer pessoa, independente de classe social, tenha acesso e consiga compreender o que seu autor quis dizer.
No estado de Mato Grosso, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande, não é incomum que as paredes e muros da capital estejam cheias de formas, cores e imagens diferentes, e muitas delas se utilizam da paisagem em volta na tentativa de mesclar o desenho. O graffiti é principalmente encontrado nas regiões centrais dessas cidades, e no caso de Cuiabá, você também encontra os desenhos nas trincheiras.
No dia 30/01/2020, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, aconteceu o mutirão de graffiti VG Reina. O evento teve como objetivo reunir artistas locais para uma obra coletiva. Também foi foco do evento dar vida nos bairros mais afastados dos grandes polos, onde a população é mais carente de uma intervenção estética urbana. Os artistas que participaram do mutirão VG Reina são os seguinte listados:
@vinyferreira96 @andre_reis0 @vulgoprestin @viana_ligia @dmartemux @endiabrad4 @noiskt_graffiti @psend.ap @murilomoz
O encontro também teve o apoio das seguintes organizações patrocinadoras: @campeaodastintasgraffitishop @tintasmaza @benzaomodas @165graffitigang
Você pode saber mais sobre o VG Reina através do Instagram: @gvgr.mt.