23 C
Cuiabá
terça-feira, maio 7, 2024
More

    Gaeco prende dois assessores de vereadora de Araucária suspeitos de intimidar testemunhas

    Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu, na manhã desta sexta-feira (13), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, dois assessores da vereadora Tatiana Nogueira (PSDB).

    De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), Jonatas da Costa Nogueira e Ângelo Márcio Pinheiro Ribeiro são suspeitos de intimidar constantemente testemunhas da Operação Sinecuras. A operação investiga pagamento de propina a vereadores e compra de terrenos superfaturados.

    “São pessoas que estavam intimidando as testemunhas que estavam sendo ouvidas, ameaçando de forma constante .Então, foi solicitado o pedido de prisão. Agora, estamos averiguando a mando de quem”, explicou o promotor de Justiça Fernando Cubas César.

    Ainda de acordo com o promotor, a vereadora não é investigada na operação. O G1 tenta contato com a defesa dos presos.

    Operação Sinecuras

    A operação foi deflagrada no dia 5 de abril. Foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão e outros 21 de prisão temporária e preventiva – todos eles foram cumpridos, conforme o MP. Entre os presos, está o ex-prefeito de Araucária Olizandro José Ferreira (MDB).

    A operação mira ex-prefeitos e vereadores da cidade, em um esquema que, segundo o MP-PR, funcionou entre janeiro de 2013 a julho de 2016, com pagamentos de aproximadamente R$ 5 milhões por mês.

    Os valores eram pagos por ao menos três empresas da cidade que tinham contratos com a Prefeitura, em troca de apoio a projetos do Executivo que fossem de interesse delas, de acordo com as investigações.

    O MP informou que os valores pagos somam aproximadamente R$ 120 mil mensais.

    Créditos: G1

    Sair da versão mobile