Francês radicado em Brasília pedala mil quilômetros até Cuiabá pela sustentabilidade

0
115

Há quatro meses, o fotojornalista francês Geoffrey Roy, 31 anos, desembarcou em terras brasileiras, após atravessar o Oceano Atlântico em um veleiro. Nos últimos sete anos, ele tem viajado pelo mundo fazendo reportagens socioambientais com o objetivo de levar mais consciência sobre a importância de realizar mudanças no cotidiano para garantir um futuro digno às próximas gerações. Antes de chegar a Brasília, ele passou por cidades como São Paulo e Campos do Jordão.

Inicialmente, a intenção era aprender o idioma português e continuar fotografando. Após um período aqui, Jojo, como é conhecido, se envolveu com o movimento Brasília em Transição, uma espécie de hub de iniciativas, empresas e pessoas que organiza ações para efetivar o que chamam de “transição para a sustentabilidade”.

O fotojornalista teve a ideia de organizar mostras do documentário francês “Amanhã” junto ao Brasília em Transição. “Esse filme mostra diversas soluções ao redor do mundo para cuidar do meio ambiente e estimular a economia e a qualidade de vida das pessoas”, explica Jojo. A ideia é mostrar as diversas possibilidades de ações para transformar cidades em sustentáveis, envolvendo os temas Agricultura, Energia, Economia, Democracia e Educação.

Após diversas exibições do documentário, quatro delas no Cine Brasília, o Brasília em Transição foi convidado para apresentar o filme no 4º Encontro Nacional de Gestão Socioambiental da Justiça do Trabalho, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Cuiabá, no próximo dia 29, às 10h da manhã. Jojo acolheu a missão e resolveu pedalar até o destino. “Para respeitar totalmente minhas convicções e meu compromisso com o planeta, entendi que seria coerente realizar essa viagem de bicicleta. Assim, serão mais de mil quilômetros, de Brasília a Cuiabá, de forma totalmente sustentável”, afirma. Além disso, Jojo se comprometeu a fazer a travessia sem gerar nenhum lixo e com alimentação totalmente vegetariana.

Ele partiu na aventura no último dia 12 e já passou por Pirenópolis, Itaguari e Jussara, no Goiás. O plano é fazer o trajeto de Brasília a Cuiabá em 17 dias, com 13 paradas e quatro dias de folga para cobrir imprevistos. Confira o roteiro de viagem de Jojo:

Goiás:

Samambaia -> Pirenópolis: 116km
Pirenopolis -> Itaguari: 77km
Itaguari -> Goiás: 86,7km
Goiás -> Jussara: 87km
Jussara -> Aparecida do Rio Claro: 56km
Aparecida do Rio Claro -> Barra do Garças – 102km

Mato Grosso:

Barra do Garças -> General Carneiro: 67km
General Carneiro -> Paradouro: 89km
Paradouro -> Paroquia Sao Jose Sangradouro: 69km
Paroquia Sao Jose Sangradouro -> Primavera do Leste: 53km
Primavera do Leste -> Campo Verde: 103km
Campo Verde -> Chapada dos Guimarães: 73km
Chapada dos Guimaraes -> Cuiabá: 65km

 

FONTE: Redação MinutoMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui