Desde o início da tarde, diversos grupos de jovens, principalmente meninas, subiam correndo as escadas do estádio Louis Armstrong, segunda quadra mais importante do complexo do US Open, em Nova York. O motivo tinha 15 anos de idade: Coco Gauff. A adolescente americana recebeu o apoio do público que lotou a arena, venceu a russa Anastasia Potapova de virada por dois sets e um e em entrevista coletiva admitiu que não estava tranquila para sua estreia no Grand Slam dos Estados Unidos.
Com apenas 15 anos, Coco Gauff chama atenção, olhares e muitas expectativas no US Open
– Foi louco! Claro que eu estava nervosa na quadra. Essa era uma quadra importante (Louis Armstrong Stadium). E também foi meu primeiro Grand Slam em casa, eu queria ir bem. O público me ajudou muito durante toda a partida. Foi uma ótima atmosfera pra se jogar e uma grande experiência – disse Coco.
Coco Gauff, de 15 anos, superou a também jovem Anastasia Potapova de 18 anos — Foto: Reuters
A jovem americana teve em sua estreia no torneio uma adversária também talentosa e jovem. Anastasia Potapova tem 18 anos, é uma promessa do tênis mundial e deu trabalho à Gauff, vencendo o primeiro set por 6 x 3. Ainda no começo de jogo, errando muitos lances, Coco lembrou das reações que tinha a cada ponto perdido e revelou que chamou a ajuda dos familiares que assistiam de perto.
– Eu estava pedindo ainda mais apoio, que me jogássem ainda mais pra cima. Queria mais energia positiva, porque estava nervosa. Acho que eles (família) também estavam nervosos e queriam ficar mais reservados também. E eu disse: “Não, venham, levantem, estou perdendo de 3 x 0, preciso de ajuda – contou sorrindo a jovem jogadora.
Coco chegou a perder o primeiro set, mas mesmo tão jovem, conseguiu virar e vencer na estreia do US Open — Foto: Reuters
Coco Gauff surge como a sensação jovem de um torneio em que novas jogadoras roubam a cena no cenário do tênis mundial. A atual número 1 do ranking e que tenta o bicampeonato do US Open, Naomi Osaka, tem 21 anos, representa bem a nova onda no esporte e possui uma próxima relação com Coco. A japonesa Naomi e a americana Coco se conhecem há tempos e a jovem de 15 anos explicou na entrevista após a vitória sobre Potapova como suas famílias também se dão bem.
– Eu conheci a Naomi há uns 3 anos, acho que foi no Aberto de Miami. Nossos pais sempre se conheceram e se deram bem. Quando conversamos, vimos muitas similaridades. Eu lembro de ter elogiado os fones de ouvido dela, porque achei bem legais (Risos). E acho que ela está indo muito bem. Tomara que eu consiga chegar no nível dela. E ainda é uma pessoa muito legal, não posso falar nada de mal dela e da família dela, porque sempre foram muito simpáticos desde que tenho 12 anos de idade – disse Coco Gauff.