Falsa polarização entre direita e esquerda trava debate de ideias

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Por: Xico Graziano

Xico Graziano, 65, é engenheiro agrônomo e doutor em Administração. Foi deputado federal pelo PSDB e integrou o governo de São Paulo. É professor de MBA da FGV e sócio-diretor da e-PoliticsGraziano. O articulista escreve para o Poder360 semanalmente, às quartas-feiras.

QUAL A COR DO ISQUEIRO?

Quem suscita a curiosa pergunta é José Padilha, diretor da série “O Mecanismo”, em declaração ao repórter do Estadão“Os bandidos entram na sua casa, estupram a sua esposa, matam seus filhos e roubam tudo o que você tem. Na saída, surrupiam seu isqueiro… A esquerda viu a série e quer debater a cor do isqueiro”. Sensacional.

O cineasta Padilha foi mais longe, dando pistas para decifrar sua elucubração: “O PT de Lula se associou ao PMDB de Temer. Juntos, operaram o mecanismo. Desviaram bilhões de dólares dos cofres públicos. E a esquerda finge que não viu? Sinto muito. A esquerda enlouqueceu e ficou tão hipócrita quanto a direita”.

Não assisti a nenhum episódio, e pouco me interessa discutir o conteúdo, ou o roteiro, de O Mecanismo. Confesso que quando Dilma Roussef acusou Padilha de distorcer a realidade e propagar mentiras, visando denegrir a ela e ao Lula, tive vontade de conferir na Netflix. Mas passou.

Vejo na polêmica uma oportunidade de ouro para debater, isso sim, o que significam, hoje em dia, os termos “esquerda” e “direita”. Afinal, ser de esquerda, ou de direita, quer dizer o que aqui no Brasil?

Tal polarização, sabe-se, nasceu na Revolução Francesa de 1792. Os jacobinos, que se sentavam à esquerda da mesa diretora da Assembleia, queriam aprofundar a encrenca para enterrar de vez a nobreza junto com o velho regime feudal. Os girondinos, sentados à direita, pediam calma, propunham ir devagar nas mudanças rumo ao nascente capitalismo.

Esquerda passou, assim, a simbolizar o radicalismo político. Com o andar da carruagem, acabou sobrando para a direita a pecha do conservadorismo. Pegou.

Mais tarde, a esquerda se associou ao ideário socialista/comunista, ligado à URSS, contra a propriedade privada e a favor do Estado para planificar a economia, em defesa dos trabalhadores.

A direita, por seu lado, se alinhava com o sistema capitalista, defendia os EUA, pregando a livre iniciativa e valorizando o mercado na regulação da economia e da sociedade.

Essa distinção, centralizada na Guerra Fria, começou a perder sentido em 1989, quando caiu o muro de Berlim e ruiu o regime soviético, prevalecendo o capitalismo. As ideologias entraram em baixa. Barreiras comerciais, culturais e sociais foram quebradas pela globalização e pela internet. Tudo mudou.

Mas o sectarismo permanece vivo. Instituições e pessoas costumam manter suas ideologias mesmo teimando contra a realidade. As ideias perdem seu lugar.

Defender o modelo estatizante, ainda hoje, é bandeira de esquerda? Qual esquerda é essa, progressista ou retrógrada? Vem cá, pode existir, na definição, uma “esquerda atrasada”?

E propor uma reforma previdenciária, como vemos no país, mostra uma ação da direita? Olha para frente, ou para trás? Faz sentido a direita ter ousadias? Ou, na verdade, nada de ideológico há nisso tudo?

Ao esticar a corda de sua pendenga com Dilma, Padilha espalha sabão nessa roupa suja da política nacional. Existe uma polarização artificial, uma falsidade, aprisionando o debate das ideias em nosso país. Rotulam-se as pessoas, ou elas se rotulam por si, e vamos à luta para fazer acusações, destruir reputações, uma espécie de jogo preferido pela imbecilidade nacional.

Daí surgem as fake news que inundam e emporcalham as redes, dessa estupidez brotam as mentiras, ou as meia-verdades, que confundem o cidadão e estranham a dona de casa. O problema não reside na internet, e não são as redes que precisam ser censuradas ou vigiadas. A deformação mora no intelecto humano.

Pouco importa a cor do isqueiro. Importa combater a perversão da política, e sua raiz se nutre da polaridade ideológica. Chega dessa hipocrisia.

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