Tendo como prioridade o ensino baseado na moral e nos bons costumes, pais dão preferência para escola que tem como base a educação cristã em Cuiabá.
Aplicando como metodologia de ensino a espiritualidade, responsabilidade, disciplina, qualidade, ética e solidariedade as escolas cristãs têm ganhado cada vez mais alunos.
A microempresária Tatiana Dias Silva de 39 anos escolheu a escola Adventista para educar a filha Gabriele Dias de 14 anos, a adolescente atualmente cursa o 9º ano na instituição.
Tatiana também testemunha que por meio dos ensinamentos da unidade educacional a vida familiar foi aprimorada, não só no sentido pedagógico, mas também no quesito emocional e material, já que a metodologia de ensino integra a família do aluno com o ambiente escolar.
“Sou muito grata a Deus pela escola em nossas vidas. Em um momento tão difícil recebi da orientadora da escola alguns conselhos e o “Tesouro Livro” do professor e pastor Edcarlos. Desta forma, consegui restituir o meu casamento, meu lar, minhas filhas. Guardo este livro como uma relíquia. Tudo isso veio da escola Adventista, onde pra mim tem um diferencial muito grande mesmo – o princípio familiar cristão, testifica Tatiana.
O objetivo das escolas com educação cristã é integrar a fé ao ensino, onde educador e educando são levados a refletir sobre todos os aspectos da realidade, numa perspectiva cristocêntrica.
A finalidade é levar os alunos a internalizar voluntariamente uma visão da vida orientada para o serviço, motivada pelo amor e voltada para o reino eterno de Deus.
Para o diretor da escola Adventista Wellington Monte, a metodologia de ensino pauta-se pelas concepções filosóficas e pelos objetivos a que se propõe, conforme o pensamento hebraico-oriental e o modelo de Jesus, o Mestre por excelência.
“O ensino está baseado na proposta integralista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola”, diz Monte.
O diretor ainda afirma que o diferencial da escola se da pelo fato de ser um sistema educacional reconhecido por sua excelência, fundamentado em princípios bíblicos cristãos e não vê como desafio, mas como uma facilidade alinhar a educação ao ensino religioso.
Além do apoio pedagógico e cristão, os alunos ainda contam com diversos espaços lúdicos e digitais que podem ser utilizados para jogos educativos, além de um site personalizado em que é possível publicar o que ocorre no dia a dia da escola como: agenda de atividades, notícias, comunicados, formulário de contrato, fotos de eventos e downloads de arquivos importantes para pais e alunos
A Rede Adventista de Educação é mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e está presente em 165 países com dois milhões de alunos. Só no Brasil são 458 unidades escolares que oferecem da Educação Básica à Pós- Graduação, além de 16 colégios em regime de internato.
Reportagem Stephanie Romero