Dois projetos desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso foram selecionados para a segunda fase do “Prêmio CNMP 2020”. Estão concorrendo à premiação os projetos “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento” e “Mapeamento da Rede de Atendimento: Promotoria de Justiça da Comarca de Várzea Grande”.
As duas iniciativas concorrem, respectivamente, nas categorias “Indução de Políticas Públicas” e “Comunicação e Relacionamento”. Para cada categoria foram selecionados cinco projetos, desses apenas três vão para a final.
A promotora de Justiça Regilaine Magali Bernardi Crepaldi, idealizadora da “Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento”, disse estar muito feliz com o reconhecimento da iniciativa e afirma que, independente da premiação, a sociedade ganha de qualquer forma.
“A rede foi uma construção coletiva que se solidificou porque todos se sentem parte do projeto. O trabalho realizado em conjunto com as instituições garantiu efetividade e continuidade”, ressaltou. Atualmente, a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de VG está sendo conduzida pela promotora de Justiça Janine Barros Lopes.
Já o projeto “Mapeamento da Rede de Atendimento: Promotoria de Justiça da Comarca de Várzea Grande” foi desenvolvido pelo Núcleo Social das Promotorias. A analista Assistente Social Michelli Moraes Santos também comemorou a seleção para a segunda fase. “Eu fiquei surpresa e muito feliz com a notícia. Esse reconhecimento ao nosso trabalho nos dá ainda mais gás para realização de outras iniciativas”.
Em todo o Brasil, 45 projetos foram selecionados em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.
Agora, a Comissão Julgadora receberá a lista final com todas as informações dos projetos, e os julgadores definirão os três finalistas de cada categoria. Na próxima etapa, todos concorrem igualmente, de acordo com o regulamento.
O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.