Curso promove palestra sobre linguagem e questões étnico-raciais

0
112

O curso de escrita acadêmica, “Na txintxa”, promovido pelo Coletivo Negro Universitário (CNU), estará realizando na segunda-feira (17/07) às 18h (Horário de Cuiabá-MT), em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – Nepre/UFMT, uma palestra online sobre linguagem e questões étnico-raciais com o Prof. Dr. Jefferson Gustavo dos Santos Campos. 

A palestra faz parte do cronograma do Projeto “Na Txintxa: Descomplicando a escrita acadêmica!”, que se encontra no 1° Módulo do curso, intitulado “Você sabe escrever, xô mano! Engenhosidades Descolonizadoras”. Sobre a palestra, o Prof. Dr. Jefferson Gustavo disse que irá propor uma uma conversa sobre como a ideia de língua, no Brasil, é carregada de resquícios do processo de colonização e de manutenção das relações de poder disfarçadas de teorias científicas amplamente difundidas seja no ensino de línguas, seja nas produções midiáticas ou em debates em circulação pelas redes sociais.

“Ao apresentar alguns trabalhos desenvolvidos por pesquisadores/as negros/as brasileiros/as que se dedicam ao estudo da língua, espero colaborar com uma mudança na visão que temos sobre ela e sobre como as questões raciais estão diretamente ligadas à manutenção, mas, também, a mudança na relação que mantemos com a língua portuguesa”, disse Jefferson Gustavo dos Santos Campos, doutor em letras pela UNIR.

Lupita Amorim, Estudante de Ciências Sociais e coordenadora do CNUUFMT, também acrescentou: “A palestra será aberta a todas as pessoas interessadas nas discussões sobre a linguagem e questões etnico-raciais apresentando como esta temática é também uma revindicação dos movimentos sociais negros, visto que utilizamos dela para combater o racismo que sofremos diariamente na escola, universidade, trabalho, dentre outros. O Coletivo Negro Universitário tem se organizado em propor atividades para compartilhar conhecimentos e vivências sobre as questões das Relações Raciais no Brasil, visando combater o racismo e (re)conhecer as inúmeras contribuições da população negra para o patrimônio material e imaterial brasileiro.”

Você pode acessar o link onde acontecerá a palestra online clicando aqui. Para mais informações, você pode entrar em contato com o CNU através desses contatos: 

E-mail: [email protected] / [email protected]

Instagram: @cnuufmt

Facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui