Cuiabá celebra a cultura afro com a 4ª edição do Mato Grosso Afro Fashion Day

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Desfile é resultado de projeto social que destaca beleza afro e forma para mercado de trabalho

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Cuiabá foi palco da 4ª edição do Mato Grosso Afro Fashion Day, um desfile que marcou a conclusão de um projeto social transformador. A iniciativa capacitou 50 jovens e adultos negros de baixa renda, promovendo inclusão social, valorização da cultura afro e combate ao racismo.

Idealizado pelo produtor cultural Marcelo Rondon, o Mato Grosso Afro Fashion busca ir além das passarelas, integrando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da autoestima dos participantes.

“O projeto deixou de ser apenas de passarela e de qualificação de modelos e passou a ampliar suas ações na área do desenvolvimento pessoal e networking”, afirmou Marcelo, destacando a importância de temas como etiqueta, comportamento em tempos de projeção digital e fortalecimento cultural.

Ao longo de três meses, os participantes foram capacitados no Palácio da Instrução, com cursos que incluíram:

  • Técnicas de tranças afro;
  • Modelo e manequim;
  • Etiqueta social;
  • Dança afro.

Além disso, palestras com médicos e nomes renomados da moda trouxeram orientações valiosas para o futuro dos participantes.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Brasil, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Também contou com o apoio de diversas entidades, empresas e instituições locais, como a Assembleia Social, o Programa Ser Família, e marcas como Água Puríssima e Cervejaria Haus Bier.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Cuiabá foi palco da 4ª edição do Mato Grosso Afro Fashion Day, um desfile que marcou a conclusão de um projeto social transformador. A iniciativa capacitou 50 jovens e adultos negros de baixa renda, promovendo inclusão social, valorização da cultura afro e combate ao racismo.

Idealizado pelo produtor cultural Marcelo Rondon, o Mato Grosso Afro Fashion busca ir além das passarelas, integrando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da autoestima dos participantes.

“O projeto deixou de ser apenas de passarela e de qualificação de modelos e passou a ampliar suas ações na área do desenvolvimento pessoal e networking”, afirmou Marcelo, destacando a importância de temas como etiqueta, comportamento em tempos de projeção digital e fortalecimento cultural.

Ao longo de três meses, os participantes foram capacitados no Palácio da Instrução, com cursos que incluíram:

  • Técnicas de tranças afro;
  • Modelo e manequim;
  • Etiqueta social;
  • Dança afro.

Além disso, palestras com médicos e nomes renomados da moda trouxeram orientações valiosas para o futuro dos participantes.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Brasil, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Também contou com o apoio de diversas entidades, empresas e instituições locais, como a Assembleia Social, o Programa Ser Família, e marcas como Água Puríssima e Cervejaria Haus Bier.

Entre os padrinhos do projeto estão a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, e o deputado estadual Paulo Araújo, que reafirmaram o compromisso com ações de inclusão e valorização cultural.

O desfile final foi um momento de celebração e reconhecimento, coroando o esforço dos participantes que, além de ganharem qualificação profissional, encontraram no projeto um espaço de fortalecimento de identidade e oportunidades. A iniciativa reforça a importância de investir em ações que promovam a diversidade, a equidade e a valorização da cultura afrodescendente em Mato Grosso.

O evento mais uma vez destacou a relevância de parcerias públicas e privadas para a transformação social, celebrando a beleza, a cultura e a força da comunidade negra no estado.

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