‘Como você pode torcer pela Argentina!? Lá eles chamam os pretos de macaco!’

0
311

*Por Marcio Camilo

Gente! Vocês viram a final da Copa do Mundo de futebol masculino ontem ?!

Que final foi aquela, heim? Maravilhosa! 18 de dezembro de 2022. Guardem essa data. Que dia histórico para o futebol!

Olha, torci muito pela Argentina, torci mesmo!!!

Torci porque eles representaram a América do Sul. Os colonizados venceram os colonizadores!

Torci por causa do Messi. Na sua última dança, ele merecia essa taça que faltava, por tudo que fez no futebol e para o futebol. Mbappé tem mais duas Copas, no mínimo.

Torci por causa da torcida deles. Fizeram uma música muito legal, lembrando dos jovens mortos nas Malvinas, da derrota em 2014, de Maradona lá no céu, e da vitória na Copa América em pleno Maracanã, contra nós, brazucas, que lhes deram canja para buscar o tricampeonato mundial no Catar. Isso sim é torcida de verdade, catártica! O oposto daquele movimento verde-amarelo. Coisa vergonhosa, pseudo torcida, que não sabia empurrar o time brasileiro nos momentos difíceis. Espero que nunca mais apareçam!

Rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol sempre vai existir, e é bom que exista, com muito respeito, é claro.

O problema é que se instalou por aqui um ‘galvãoboenismo’ bacabaca, que extrapolou a rivalidade extra-campo, e que prejudica uma relação mais próxima com nossos hermanos. A Europa, os imperialistas, sempre querem nos explorar. Pra eles não interessa a união dos povos da América do Sul. Que tenhamos uma moeda forte, unificada! Que tenhamos um modelo econômico soberano, autossuficiente. Eles querem que a gente fique exportando produto primário a vida toda! Sai fora!

E outra: teve gente que me veio com argumento escroto, dizendo ‘como eu poderia torcer pra Argentina, se lá eles chamam os pretos de macaco’, como se TODOS os argentinos fossem racistas. Se eu for por essa lógica, já deveria ter parado de torcer para o Brasil em copas do mundo faz tempo. Por aqui, já fui chamado de macaco, de frango de macumba e já me mandaram cortar o cabelo, em disputa de vaga por emprego. É do tipo de gente que tem a capacidade de criticar o racismo alheio, mas passa um pano tremendo para o racismo de cá! Vão se catar!

E outra, já respondendo uma crítica senso comum, de papagaio de pirata, que vem por aí: futebol e política se misturam sim! Tem tudo a ver!

Parabéns Argentina! Parabéns Messi! E viva a América do Sul!

*Marcio Camilo é jornalista, músico e Mestre em Comunicação e Poder pela UFMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui