A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social aprovou quatro projetos de lei em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (21). Entre eles está o PL nº 739/2020, que reconhece como fundamental o serviço de assistência social a pacientes internados em UTI, assim como a familiares e responsáveis.
Também recebeu parecer favorável dos parlamentares, o Projeto de Lei nº 656/2020. De autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB), a proposta institui o Programa de Atendimento a Pessoas com Hipertensão Arterial Pulmonar (HTP).
Ainda foram aprovados os PLs nº 718/2020 e nº 746/2020. O último torna obrigatória a disponibilização da cirurgia reparadora do lábio leporino no SUS, enquanto o primeiro prevê a instituição de um projeto de apoio a pessoas submetidas a transplantes.
Queimadas – A comissão receberia nesta segunda-feira o tenente-coronel Dércio Santos da Silva, diretor-adjunto do Corpo de Bombeiros, para discutir os efeitos das queimadas na saúde da população. Porém, o debate foi transferido para a próxima semana, quando também deverá ser ouvido um médico pneumologista, conforme sugestão do deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
“Há uma elevação importante na mortalidade causada por doenças pulmonares crônicas nessa época de queimadas”, ressaltou Cabral. Também participaram do encontro, feito de maneira remota, os deputados Dr. Eugênio, presidente do colegiado, e Dr. João (MDB), vice-presidente da comissão.
Fonte: Secom ALMT