“Devemos cuidar não só dos motoristas de carros, motos e ônibus, mas também dos ciclistas e dos pedestres”
Candidato do MDB garante que nenhum direito dos cuiabanos será retrocedido e que vai avançar na melhoria do trânsito e da mobilidade urbana
Por João Orozimbo Negrão, Diretor de Redação
A edição especial do Jornal do Ônibus Mato Grosso Eleições traz as promessas dos candidatos a prefeito de Cuiabá sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. São dois temas que se interagem umbilicalmente e muito sensível aos gestores. A cidade que não garante o direito constitucional e humano de ir e vir é tida como uma “cidade falida”.
Para saber o posicionamento dos candidatos acerca dos temas a editoria submeteu às assessorias de Imprensa das candidaturas um questionário elaborado a partir da consulta feita aos nossos leitores. Abílio Brunini (PL), Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT) responderam e seus posicionamentos estão publicados nas páginas seguintes, de acordo com a ordem de recebimento das respostas.
Nós consideramos esses posicionamentos (para além de suas propostas de governo) um documento importante para nossos leitores se posicionarem no debate eleitoral, formando opinião e se conscientizando sobre seus direitos como cidadão.
Além do tema desta edição, a editoria prepara para as próximas quatro edições do especial os seguintes assuntos: “A ‘Cidade Verde’ e as mudanças climáticas”; “Saúde e atendimento humanizado”. “Educação pública, gratuita e laica”; “Cultura, esporte e lazer”.
Lembrando que este material foi preparado para a versão impressa do JÔMT, que circulará na próxima semana. Como a dinâmica da campanha eleitoral requer, antecipamos o material aqui na versão online.
“Nosso objetivo, e que já consta em nosso plano de governo, é o compromisso de ampliar os investimentos na manutenção e melhorias de calçadas de vias e locais públicos, assegurando a acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo esta adaptação”
Como o candidato pretende resolver os diversos problemas no trânsito da capital, o que provoca congestionamentos e transtornos?
Domingos Kennedy – Este tema já faz parte do nosso plano de governo. Nossa ideia principal é a de implantar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Modernizar o trânsito em Cuiabá é algo necessário. Devemos cuidar não só dos motoristas de carros, motos e ônibus, mas também dos ciclistas e dos pedestres. Por isso nosso objetivo é instalar passarelas nas principais avenidas para melhorar a passagem dos pedestres e viabilizar a implantação de ciclovias para que os ciclistas transitem com segurança. Quando o assunto é trânsito de veículos, nós iremos montar uma equipe de técnica que entende do tema para nos ajudar a implantar o Plano Diretor. Não podemos esquecer que Cuiabá á uma cidade histórica de mais de 300 anos, nossas ruas não são largas como de cidades novas e planejadas. Tudo isso deve ser levado em conta. Um dos projetos que temos e podemos citar no momento é a construção do viaduto na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, na Miguel Sutil.
É notável que somente o BRT não sanará o problema do transporte em Cuiabá e alguns especialistas advoga a necessidade de retomar o projeto do VLT. O que o candidato pensa sobre este item?
Kennedy – A prioridade das ruas tem que ser pro transporte público, pois um ônibus transporta até 70 pessoas em horários de pico, isso é a democratização do transporte. No entanto não podemos ignorar que Cuiabá é uma cidade tricentenária com arruamento estreito, principalmente no centro da cidade. O que podemos fazer é pensar no desenvolvimento de Cuiabá nos próximos anos, com ruas mais largas e uma malha viária mais moderna para beneficiar tanto o usuário de transporte público quanto o condutor de veículo próprio. Quanto ao BRT, precisamos analisar a questão pois é inegável que ele está afunilando as ruas de Cuiabá. Discutir se devemos ter BRT ou VLT não é mais o ponto, afinal, isso já foi decidido e está em construção. O que posso fazer como gestor é ajudar o governo do estado a cuidar deste meio de transporte e zelar pela população.
A questão do passe livre é crônica em Cuiabá, com frequentes reclamações dos usuários, em especial os estudantes, que aponta desleixo por parte da Semob e da MTU, especialmente com o descaso em relação aos cartões. Como sanar de vez tais problemas?
Kennedy – O transporte gratuito para estudantes é uma conquista da sociedade cuiabana que está prestes a completar 25 anos. Nenhum direito pode ter retrocesso e a gratuidade já ajudou na formação escolar de muitos estudantes que não tinham condições financeiras de se locomover até a escola. O que precisa ser discutido é o subsídio, pois atualmente apenas o município paga pelo transporte. A cota de estudantes que Cuiabá utiliza é de apenas 6%, o restante é do Governo Federal e Estadual. Precisamos buscar parcerias com esses dois entes para nos ajudar a continuar com esse benefício aos estudantes. Como eu disse, a Prefeitura de Cuiabá não pode subsidiar sozinha, queremos o melhor para os nossos estudantes, mas sozinho isso fica mais difícil.
Ainda sobre o transporte coletivo. Como o candidato pretende resolver as frequentes reclamações sobre quantidade reduzida de veículos, especialmente nos horários de pico, a péssima qualidade da frota, sujeira e falta de ar-condicionado, os frequentes atrasos de horários e a drástica redução de ônibus durante os finais de semana (especialmente domingos) e feriados. Um problema lateral: a desumanidade de motoristas, em especial com idosos e pessoas humildes.
Kennedy – Devemos lembrar que a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá tem como objetivo terminar o ano de 2024 com 100% da frota de ônibus renovada e climatizada. Na nossa gestão iremos fortalecer e cobrar das empresas para que elas zelem pelos veículos, garantem a excelência de qualidade dos ônibus, pois é isto que está nos contratos de concessão. Obviamente que, se tudo isso não for cumprido, iremos buscar as medidas cabíveis. É preciso destacar que essas empresas não circulam em Cuiabá de graça, portanto elas têm a obriga de dar essa contrapartida a população. Quanto às reclamações de maus-tratos vindo dos motoristas com os passageiros, iremos exigir que as empresas qualifiquem os seus profissionais para que prestem um bom serviço.
Outro problema objeto de muitas reclamações de nossos leitores: as paradas de ônibus sempre precárias, especialmente nos bairros mais periféricos.
“O que podemos fazer é pensar no desenvolvimento de Cuiabá nos próximos anos, com ruas mais largas e uma malha viária mais moderna para beneficiar tanto o usuário de transporte público quanto o condutor de veículo próprio”
Kennedy – De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Cuiabá possui 2.200 paradas de ônibus. Desse total, a última gestão instalou 1.300 abrigos cobertos. Além disso na região do centro histórico de Cuiabá foram construídas três estações climatizadas (Alencastro, Ipiranga e Bispo Dom José). Ou seja, esse é um processo que já está em andamento e o nosso planejamento é dar continuidade nos próximos quatro anos nessas ações. Obviamente é preciso estudar a viabilidade de cada local, pois nem toda parada de ônibus comporta a instalação de uma estrutura maior, afinal, cada local tem suas particularidades e formas de acessibilidade.
A acessibilidade nas calçadas e edifícios públicos, quase inexistentes.
Kennedy – Vamos lembrar mais uma vez que Cuiabá é uma cidade tricentenária e que, como toda cidade antiga e histórica, se desenvolveu de maneira desordenada. Nas vias já existentes nos vamos estudar junto com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) a viabilidade para implantar as melhorias na acessibilidade. Nas novas avenidas, calçadas e obras, como por exemplo no Contorno Leste, a existência da acessibilidade é uma exigência da nossa gestão, por isso nós vamos ampliar o investimento em calçadas, ruas e áreas exclusivas para pedestres. Também consta no nosso plano de governo o compromisso de assegurar a acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo a adaptação gradativa de calçadas e acessos a prédios públicos.
A melhoria da sinalização do trânsito, em especial as faixas de pedestres e os semáforos, também neste caso a necessidade da manutenção deles em sinal de alerta nas madrugadas, por questão de segurança em alguns pontos da cidade. E ainda a sincronização a permitir a chamada “onda verde” e assim melhorar o fluxo nas ruas e avenidas especialmente do centro e outras áreas de grande movimentação.
Kennedy – A Semob tem promovido em toda a cidade a revitalização da sinalização horizontal e vertical, diariamente as equipes estão nas ruas fazendo esse trabalho que alcança as faixas de pedestres, ciclovias e também as placas orientativas e indicativas. Nosso objetivo é potencializar esse trabalho, pois uma cidade bem sinalizada é garantia de segurança para a população. Atualmente Cuiabá possui mais de 20 cruzamentos onde já funciona a chamada “onda verde”, como por exemplo, Isaac Póvoas, Historiador Rubens de Mendonça, Getúlio Vargas, Generoso Ponce. Na nossa gestão iremos pedir novos estudos de viabilidade técnica junto a Semob para analisar a possibilidade de implantação desse sistema em outros pontos de Cuiabá.
A melhoria e ampliação do calçamento de vias e praças, para melhor trânsito dos pedestres.
Kennedy – Nosso objetivo, e que já consta em nosso plano de governo, é o compromisso de ampliar os investimentos na manutenção e melhorias de calçadas de vias e locais públicos, assegurando a acessibilidade das pessoas com deficiência, promovendo esta adaptação. Em relação as praças, a atual gestão já entregou mais de 220 praças em toda a cidade e todas são construídas com exigência da garantia de acessibilidade. Esta será uma exigência que iremos continuar aplicando em nossa gestão.
Campanhas de mais respeito aos pedestres, prioridades no trânsito, independente de transitarem ou não sobre as faixas. Lembrando que no trânsito os maiores devem proteger os menores.
Kennedy – A Semob realiza campanhas de educação no trânsito conscientizando tanto motoristas quanto pedestres sobre seus direitos e deveres. Um dos projetos que queremos fortalecer na nossa gestão é o “Cidade Mirim” em parceria com a Secretaria de Educação. Esse projeto leva ações de conscientização sobre a boa convivência no trânsito para as crianças
Transformar a fiscalização da Semob pela consciência cidadã, enxergando os atores do trânsito (sejam motoristas ou pedestres) com respeito, sem extrapolar seu poder de polícia e contribuindo para melhor fluir o trânsito, especialmente em momentos de rush, com intervenções inteligentes, e não somente ter caráter punitivo e antipático.
Kennedy – Os agentes de trânsito são peças importantes para a boa fluidez em nosso trânsito, seja com ações orientativas, seja com fiscalização. Nosso objetivo é continuar melhorando as condições de trabalho desses profissionais, realizando cursos de atualização regulares garantindo maior qualificação e humanização. No entanto é preciso lembrar que condutores e pedestres também possuem papel fundamental para garantir o bom funcionamento do trânsito. Portanto iremos continuar a reforçar as campanhas de conscientização.