A privatização dos bancos públicos federais é uma ameaça que Chico Daltro encara com determinação. Para ele, essas instituições são fundamentais para sustentar a economia do país.
“Os bancos públicos federais, como a Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e BNDES, são instituições que produzem resultados positivos para o país”, comenta Chico Daltro.
“Outra característica dos bancos públicos federais é a execução com qualidade dos programas sociais dos governos. É uma ferramenta de política pública social”, pontua Chico Daltro.
A Caixa, por exemplo, é responsável por programas sociais como o financiamento da habitação popular e do saneamento básico, além da execução dos auxílios. O Banco do Brasil cuida do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). O Banco da Amazônia (Basa) administra o Fundo Constitucional de Financiamento da Amazônia e o Banco Nacional do Nordeste cuida do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. Já o BNDES disponibiliza financiamentos para as empresas.
“Os colegas desses bancos públicos federais executam com qualidade esses programa, mesmo com todas as limitações funcionais. O país não pode ficar sem os bancos públicos, ferramentas fundamentais para a vida da população, especialmente os mais carentes”, ressalta Chico.
“Enquanto os bancos públicos brasileiros derem resultado positivo e executarem os programas sociais que o país precisa, eles devem ser mantidos e defendidos. Estamos e sempre estaremos de prontidão contra qualquer tentativa de privatização”, finaliza.