Centenário de Garcia Neto, uma bela homenagem na Assembléia Legislativa

0
115

Ex-governador foi lembrado em cerimônia que teve a participação de familiares, amigos e expoente da política estadual

Da Redação

O ex-governador José Garcia Neto, se estivesse vivo, estaria completando 100 anos de existência. Seu legado, no entanto, está vivo desde sempre. Foi o que se pode constatar na noite de ontem (02.06) no plenário Deputado Renê Barbour, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Uma sessão especial requerida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) marcou este centenário.

Presentes estavam familiares, amigos de longa data, expoentes da política mato-grossense, ex-governadores, ex-parlamentares e políticos da geração atual. A sessão teve início com a exibição de um documentário sobre a vida e a obra de Garcia Neto. Discursos emocionados, tendo como ponto alto o de sua viúva, Dona Maria Lígia, também marcaram a sessão.

Considerado um dos melhores governadores que Mato Grosso já teve, José Garcia Neto nasceu em 1º de junho de 1922 e faleceu em novembro de 2009, aos 87 anos. Engenheiro formado pela Universidade Federal da Bahia, era sergipano e veio para Mato Grosso como funcionário do então Ministério da Fazenda. Aqui foi professor e iniciou na vida pública.
Garcia Neto se elegeu prefeito de Cuiabá em 1954 e eleito vice-governador de Mato Grosso em 1960. Em 1966 se elegeu deputado federal, sendo reeleito em 1970. Em 1974 foi indicado governador de Mato Grosso pelo então presidente Ernesto Geisel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui