Câmara aprova lei que proíbe o uso de Narguilé em locais públicos

0
256

Da Redação

Foi aprovado nesta segunda-feira (21.05), pela Câmara Municipal de Sorriso (397 km de Cuiabá), o projeto de lei 045/2018, que proíbe o uso do Narguilé em locais públicos da cidade.

Todos os parlamentares votaram a favor. Em defesa da Lei, a Professora Silvana (PTB) afirmou que o Narguilé é “uma porta de entrada para outras drogas”. O projeto de lei foi construído de forma coletiva.

Narguilé é um tipo de cachimbo, pelo qual é possível fumar tabaco aromatizado. De origem oriental, é tradicionalmente usado em países do Norte da África, do Sul da Ásia e do Oriente Médio.

Uma nota da Organização Mundial da Saúde (OMS), traduzida para o português, aponta efeitos nocivos para a saúde, como propensão a doenças cardiovasculares e respiratória, similares ao cigarro comum, podendo também levar à dependência.

Em alguns casos, os efeitos nocivos podem ser ainda maiores, pois fumar um cigarro demora menos tempo que uma sessão com o cachimbo.

O fumo passivo de narguilé também pode expor pessoas próximas às toxicidades do tabaco. O próprio estudo ainda aponta que a possibilidade do uso de narguilé levar ao consumo de cigarro está sob investigação, porém levanta a hipótese de aqueles que começam a consumir tabaco pelo narguilé podem passar a fumar cigarro, pois este é mais acessível e tem efeitos similares sobre a ansiedade.

Questionada sobre a possibilidade da Câmara de Sorriso votar uma lei parecida para o consumo de cigarro comum, a vereadora Silvana afirmou que há discussões junto à Secretaria de Saúde para a possibilidade de medidas similares.

Segunda a vereadora, o prefeito da cidade, Ari Genézio Lafin (PSDB), deve sancionar a lei nas próximas semanas e, por decreto, determinar como será feita a fiscalização e como serão aplicadas as multas em caso de não cumprimento da lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui