Publicado anualmente pela ONU, o ranking 2025 dos países mais felizes do mundo mostrou o Brasil na 36ª colocação, oito posições acima do ano anterior. A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pela oitava vez consecutiva.
A lista foi divulgada na última quarta-feira (19) pela Organização das Nações Unidas, em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford, no Reino Unido. O ranking leva em conta uma série de fatores entre os critérios da classificação, como: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção.
Na lista deste ano, o Brasil ficou à frente da Argentina — classificada na 42ª posição –, e do Chile — que caiu de 38º para 45º –, se tornando o segundo país da América do Sul mais bem avaliado, atrás apenas do Uruguai, que ficou em 29º.
Os Estados Unidos também tiveram uma posição melhor que o Brasil, ficando em 24º lugar. Apesar disso, esta é a pior colocação dos EUA no ranking desde que ele foi criado em 2012.
O topo do ranking de 2025 foi bem semelhante aos dos anos anteriores, com os países nórdicos encabeçando. Finlândia, Dinamarca, Islândia e Suécia foram os que mais se destacaram. A Costa Rica foi o primeiro representante da América Latina a figurar no top 10, ficando em sexto lugar.

Especialistas apontam que o segredo dos finlandeses é um bom equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal, além de uma forte política de bem-estar social.
Em 2025, a ONU descobriu que o número de refeições feitas com companhia tem grande impacto na percepção subjetiva de bem-estar em todo o mundo. Outro fator apontado pela entidade foi que a quantidade de pessoas morando juntas também está relacionada à felicidade. Os lares com 4 ou 5 pessoas estão entre os mais felizes no México e na Europa.
Confira os 20 países mais felizes, segundo a ONU:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- Tchéquia