Benedita de Souza: ‘Pagamos caro para passar humilhação’

0
72

Por Marlon Bruno

Benedita é vendedora e usa ônibus com frequência. Conversamos com ela sobre sua experiência com o transporte público de Cuiabá, onde mora.

Você usa ônibus quantas vezes ao dia? Uso todos os dias, de segunda a sábado, quando eu vou para o serviço e quando volto pro serviço. Saio às 7hs da manhã e voltou às 19h30.

Você teve alguma experiência ruim durante esses
trajetos? Sim. Numa segunda-feira eu pegava um ônibus para ir ao centro. O ar condicionado do veículo quebrou, estava muito calor e tinha bastante gente no ônibus. Um trajeto que geralmente ele faz em 5 minutos, demorou 30 minutos para fazer.

Como você e os demais passageiros reagiram? Várias pessoas xingaram o motorista, ficaram bravas com ele, querendo que abrissem a porta. Mesmo a culpa não sendo dele.

Como isso afetou sua rotina? Eu tinha um compromisso depois do serviço e não tinha como eu ir. Eu já chego em casa por volta das 7h30. Nesse dia eu cheguei já era mais de 20hs. Tive que esperar outro ônibus, que demora também, para poder vir para o bairro.

Qual linha era? A do Porto ao Centro, o 106. Geralmente eu pego ele e o ar é muito bom, mas nesse dia estava horrível. O outro que vem para meu bairro é o 301, que direto dá problema também. Os ônibus sempre atrasam e passam lotados e isso faz chegarmos ao trabalho atrasada. Sem falar no desconforto, às vezes não dá nem para respirar dentro desses veículos de tanta gente amontoada e sem ar condicionado. Já houve dias em que não consegui ir trabalhar. Fiquei revoltada porque a gente já paga a passagem cara e temos um serviço de péssima qualidade.

A humilhação de andar em ônibus atrasados e sempre lotados.

Ônibus no calor assim lotado não é perigoso o
passageiro passar mal? Já houve casos. Já vi uma mulher passar mal com falta de ar.

O que deveria ser feito para melhorar o transporte
coletivo? Ajudaria se colocassem mais ônibus. Não precisa nem ser o dia inteiro, mas no horário de pico. E todos os ônibus com ar condicionado. Há veículos com ar e não são usados. Fim de semana, por exemplo, é uma humilhação a gente esperar o ônibus. Ficamos duas horas esperando o ônibus no sábado, e no domingo até mais. Pagamos caro para passar humilhação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui