Por: Evelyn Souza da Redação
Em breve os documentos como certidão de nascimento, CPF, titulo de eleitor será de digital, assim trazendo, mas facilidade e agilidade para os nossos dias.
O projeto piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI) foi lançado no dia 5 de fevereiro de 2018, pelo Palácio do Planalto. O documento Digital vai reunir diferentes registros civis. Previsto para chegar à população em Julho deste ano.
No futuro, o DNI deve incluir vários documentos á media que sejam firmados convênios com órgãos públicos para a integração de base de informações. O documento ira usar como base os dados da biometria do TSE, do Governo Federal e do Poder Publico, para conseguir acessar o documento digital o cidadão deve ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. O Governo garante segurança jurídica sobre os documentos digitalizados.
Durante a fase de testes, 2.000 pessoas (principalmente técnicos do TSE e do governo federal) já puderam emitir seus documentos. Quando estiver em pleno funcionamento, o documento poderá ser emitido via Smartphone que utilizam sistema operacional Android ou IOS. Veja vídeo informativo abaixo: