Da Redação
Após intensas críticas da população e do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (SingTur) quanto ao itinerário realizado pelo BusTour, a Prefeitura de Cuiabá informou que os locais de visitação serão alterados. O novo itinerário ainda será divulgado.
O BusTour é um ônibus de 2 andares que vai circular pela Cidade a fim de divulgar, para turistas, a história e a beleza da Capital, em razão dos seus quase 300 anos. Contudo, a iniciativa foi criticada, pois muitos locais de visitação que faziam parte do itinerário não eram considerados “turísticos”.
O itinerário previa o passeio por 33 pontos da Capital, como shoppings, restaurantes, praças e igrejas. A tarifa inicial variava de R$ 20 a R$ 25, enquanto os estudantes pagariam meia, e permitiria que o turista fizesse quantos passeios desejasse, em um dia.
No entanto, o Sindicato dos Guias de Turismo criticou a inciativa, uma vez que a categoria não foi convidada a participar da construção do projeto – que deixou vários pontos importantes do turismo de Cuiabá de fora do itinerário.
Em razão das críticas, a Prefeitura de Cuiabá se reuniu nesta sexta-feira (4) com os responsáveis pelo trade turístico para alinhar as atividades do BusTour. De acordo o secretário municipal de Turismo, Francisco Vuolo, o objetivo foi evitar transtornos futuros junto à cadeia produtiva do turismo.
“Entramos em contato com o secretário [de Estado] Jaime Okamura para que, juntos, pudéssemos convidar as entidades que representam a cadeia do turismo em Cuiabá e no Estado e encontrar uma maneira harmoniosa de colocar o serviço do BusTour a contento de todos”, afirma Vuolo.
Segundo o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Jaime Okamura, a reunião foi necessária para pensar de que forma será “incrementado” o itinerário já existente.
Com isso, foi definido que o itinerário do ‘city tour’ passará por alguns ajustes, em concordância com todo o trade. Ainda não há prazo para divulgação de novo itinerário.
“A criação do itinerário em conjunto com as entidades só irá fortalecer o BusTour. Passado por um processo de identificação, elaboração e consolidação dos equipamentos turísticos existentes e da criação de opções alternativas para incremento de suas rotas, proporcionando um passeio agradável para quem nele estiver”, ressaltou. (Com informações da Prefeitura de Cuiabá)