Por Fernanda Trindade*| Já parou para pensar nas suas amizades? Na verdadeira amizade, na conexão e no que isso significa em sua vida? Certa vez, ouvi uma frase que para mim faz muito sentido, “quem tem amigos não fica louco”. Pode parecer bobagem, mas sabe aquelas frases que você fica pensando depois, vê que vai muito além e faz sentido?
Esses dias estava vendo algumas fotos antigas em um dos meus momentos nostálgicos e pensando em o que escreveria neste mês, quando me veio na cabeça a palavra Amizade. Foi aí que lembrei sobre as minhas amigas, percebi o quanto é raro encontrar alguém como elas no mundo e ainda pude perceber a sorte que tenho de a vida ter cruzados os nossos caminhos.
Sempre trago aqui reflexões, mas hoje vou trazer um pouco da minha realidade, porque acho que coisas belas, conexões como essa que eu tenho com minhas amigas, devem ser compartilhadas até mesmo para inspirar outras pessoas.
São elas que estão ao meu lado quando mais preciso. São elas que vibram com as minhas vitórias e me confortam naquele dia difícil. Mas, isso vai além. Somos em doze, sim uma amizade de mais ou menos uns dez anos entre doze meninas, que hoje, são mulheres que admiro muito. “Amiga, qualquer coisa estamos aqui, conte com a gente”, ouvir esta frase torna qualquer problema no grupo mais simples.
Quando conto essa história, as pessoas sempre se espantam, talvez doze seja um número grande para uma amizade tão concreta, né? E toda vez que falo disso, me sinto privilegiada.
De acordo com o dicionário, amizade significa “sentimento de grande afeição, simpatia e apreço entre pessoas. ” Concordo com isso, mas para mim o significado dessa palavra é reflexo do que temos nesse grupo. É estar ao lado da pessoa quando tudo está bem e quando tudo está ruim. É motivar, é ser dura e dizer a verdade, é auxiliar no caminho da vida, é dizer que tudo vai ficar bem, é ter um coração cheio de alegria e entusiasmo ao ver a felicidade e sucesso da outra.
É tão linda a relação que construímos, de fidelidade e confiança que nem sei se conseguirei expressar em um pequeno texto, a afeição e o respeito que temos. Doze mulheres fortes, doze personalidades totalmente distintas, doze vidas que se cruzaram e que se completam. Doze pessoas que desde 2012 moram em uma cidade diferente uma da outra, que o destino levou para um lugar do mundo, mas que quando desatinam em uma conversa, todas ficam em um mesmo lugar.
A vida passa, as coisas parecem ficar diferentes, mas quando estamos juntas existe a certeza de que nada mudou e relembrar a história daquele verão, sempre rende ótimas gargalhadas e até alguns suspiros de saudade – que tempo bom!
Uma apenas quer ver a outra feliz. Podemos discordar, brigar, às vezes até se magoar, mas nos entendemos e nos desculpamos, afinal, amiga é para essas coisas. E o sentimento que nos une é muito maior que o orgulho. Com elas, entendi que amizade é uma das melhores coisas da vida, amigos são a família que escolhemos para nós. Não importa a idade, o gênero, nem a quantidade, mas sim a qualidade daqueles que estão sempre ao seu lado.
Vinicius de Moraes uma vez disse que o “amigo é um ser que a vida não explica.” Aí, está uma ótima definição. Amigas, obrigada por tanto. Obrigada por estarmos perto mesmo estando longe, obrigada pelas aventuras, maluquices, viagens, baladas, choradeiras e por tudo que já vivemos juntas. Quando olho ao meu redor, eu sei bem com quem posso contar e como é bom ter vocês na minha vida. E obrigada ainda pelo planejamento dos nossos futuros, porque o mais lindo nesse grupo é ver que no nosso futuro queremos sempre estar umas com as outras. E de todo o coração eu espero que assim seja, exatamente assim, porque a nossa amizade é uma das melhores partes de mim.
E então, depois de toda essa leitura conseguiu pensar nas suas amizades? Seja grato a quem sempre está ao seu lado.
*Fernanda Trindade é jornalista em Cuiabá/ Contato: [email protected]