Com o projeto “Preservação do Meio Ambiente”, a unidade vai representar o município na etapa estadual da CNIJMA
A Escola Estadual do Campo Castro Alves, localizada no município de Diamantino (distante 208 quilômetros de Cuiabá), é uma das unidades de ensino da rede estadual que já selecionou o projeto para participação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com o projeto “Preservação do Meio Ambiente”, a unidade vai representar o município na etapa estadual.
Assim como as demais escolas da rede estadual, a Castro Alves promoveu a etapa escolar, com a participação de toda a comunidade. Nessa fase os alunos apresentam seus projetos e a comunidade seleciona um deles para representar a unidade na etapa estadual.
Além do projeto, a escola participante também escolhe um aluno para representação como delegado. No caso da EE Castro Alves, o escolhido foi o aluno Bruno Lanzarini da Silva, do 9º ano.
O estudante acredita que morar na zona rural o ajuda a ter maior sensibilidade para entender a importância de um projeto como esse para a preservação do meio ambiente. “O que presenciamos hoje são rios poluídos, com lixo e entulhos. Mas precisamos mudar essa realidade, fazendo a população entender o quanto a água é importante para o ser humano. Para isso, é necessário criar políticas públicas e conscientização da população”, observou.
Segundo Marcelo Viana, articulador do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), o tema foi trabalhado com os 130 alunos da escola. Com os estudantes do Ensino Fundamental, o trabalho foi desenvolvido por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas.
Já os jovens do Ensino Médio Inovador, o tema foi trabalhado de forma interdisciplinar. “Envolvemos todas as disciplinas de maneira a atender as ações propostas no campo de integração curricular, sendo eles Iniciação Científica e Pesquisa e Mundo do Trabalho”, explicou Viana.
A professora de ciências Kemilly Marjory Pires de Oliveira esclareceu que o tema “Agua” foi abordado inicialmente com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância do líquido para todos, principalmente as águas que os alunos utilizam na comunidade onde vivem. “A partir daí eles começaram a se envolver com o tema e diversos assuntos relativos surgiram, como o uso das águas, poluição, potabilidade, ciclo da água, além da distribuição e escassez em nosso país”.
Segundo a professora, a partir desses assuntos, trabalhados em sala de aula, foi possível constar o amadurecimento dos alunos em relação ao tema e o interesse dos mesmos em participar do projeto.
Conforme explicou o diretor da escola, Cleber Roberto dos Santos, a EE Castro Alves trabalha em seu currículo a educação ambiental como forma de desenvolvimento de uma educação de qualidade e de conscientização. “A nossa unidade escolar encontra-se inserida em um assentamento rural, onde temos um dos melhores laboratórios de ensino, ou seja, uma das melhores ferramentas de ensino-aprendizagem para os nossos alunos”.
Para a professora de matemática Neyle dos Santos é muito interessante quando conseguem despertar no aluno algo que possa mobilizá-los em grupo para a construção coletiva. “Foi isso que vivenciamos na conferência, com toda a certeza este trabalho despertará muitas mentes preocupadas e preparadas para contribuir para um bem comum”, enfatizou.
Conferência
A Conferência pelo Meio Ambiente é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e visa mobilizar adolescentes e jovens de todo o país para o desenvolvimento de estudos e pesquisas e estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental. O tema deste ano é “Vamos Cuidar do Brasil, cuidando das Águas”.
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) é parceira do projeto, por meio da Superintendência de Políticas de Diversidades Educacionais – Núcleo de Educação Ambiental na Educação.
As escolas têm até o dia 14 de abril para realizarem a etapa escolar, selecionando um projeto e um delegado para representação na etapa estadual, que ocorrerá no dia 9 de maio. Serão selecionados 141 projetos e 141 delegados para essa etapa, que será dividida em 14 regiões, um em cada polo dos Cefapros, sendo que Juara e Juína estão no mesmo polo.
Dos 141 trabalhos serão escolhidos os 14 projetos e 14 delegados que vão para a plenária final da etapa estadual, quando será selecionado apenas um para representar o Estado na etapa nacional, que será de 15 a 19 de julho em Brasília. Todo esse processo será arcado pelo MEC e a Seduc, sem custo financeiro para os alunos e a escola.
Informações sobre a conferência podem ser obtidas aqui