Docente da Anhanguera dá dicas de alimentos que podem ser consumidos para melhorar as chances de defesa do organismo e ajudar na prevenção do coronavírus
Brasília, abril de 2020 – Neste período de quarentena, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. Idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.
A docente da Anhanguera de Brasília – Pistão Sul, Thaliane Dias Mack, orienta uma dieta a base de alimentos in natura. “O melhor agora é evitar produtos industrializados e investir em frutas, verduras, cereais integrais e cortes magros de carne. “Goiaba, acerola, kiwi, limão e laranja são fontes de vitamina C que podem auxiliar muito no fortalecimento da imunidade. Sugiro também ingerir boas fonte de proteínas, como ovos e cortes magros de frango, bovino e suínos, além de caprichar na ingestão de alimentos com fibras, como os cereais integrais e aumentar o consumo de água, para um bom funcionamento intestinal”, explica.
As oleaginosas como castanhas, amendoins, nozes, de acordo com a especialista também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. Vale também incluir abacate e coco, que além de compostos antioxidantes, auxiliam na saciedade. O consumo de saladas no almoço, com folhas verde-escuras, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.
Além da alimentação, Thaliane chama atenção para a qualidade do sono, que afeta diretamente a imunidade. “É necessário dormir bem e reduzir os níveis de estresse para melhorar a imunidade. Há opções interessantes de chás que podem ajudar a relaxar, como camomila, mulungu e passiflora. Tentem também praticar atividade física, mesmo em casa, pois auxilia muito já que em casa costumamos nos movimentar menos”, completa.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.