Embora a alimentação infantil ideal dependa de criança para criança, e isso só um especialista pode fazer, existem alimentos que são indispensáveis. Entre eles está a água,indispensável em qualquer fase da infância, tal como os alimentos ricos em vitamina C, um dos micronutrientes que mais protegem o organismo e reforçam o sistema imunológico. A vitamina C é fundamental para a boa absorção do cálcio, algo que, na infância, é crucial. Incluem-se na lista laranja, kiwi, manga, morango, pimentão, etc.
Os peixes gordos e ricos em ácidos graxos ômega 3, como o salmão estimulam o desenvolvimento cerebral, sendo, por isso, aliados em época escolar. De acordo com o site El Mundo, a alimentação infantil deve incluir ovos e que oferece bons níveis de vitamina A, B8, B12, ferro, selênio, iodo e zinco.
Uma vez que os carboidratos são uma fonte de combustível por excelência e as crianças têm energia para dar e vender, os cereais integrais, como arroz e trigo, são aliados da alimentação infantil, pois promovem uma melhor sensação de saciedade, são mais nutritivos e previnem o ganho de peso.
Os vegetais devem ser parte integrante da alimentação diária dos pequenos, assim como as leguminosas, que podem e devem fazer as vezes da carne quando combinadas com carboidratos complexos. As leguminosas são uma proteína de origem vegetal rica em nutrientes e propriedades benéficas para a saúde.
Uma vez que os lanches matinais são verdadeiros pecados da alimentação dos mais novos, trocar os bolos e pães industrializados por nozes e castanhas é uma opção sensata, pois este tipo de alimento é uma fonte de gordura saudável e repleta de vitaminas (A, D, E e K) e minerais (selênio, magnésio, cobre e zinco). E por falar em gorduras saudáveis, o azeite deve ser o óleo preferido no cozimento e tempero das refeições.