Por Iasmim Sousa
Estudantes, pais e professores manifestaram na Prefeitura de Várzea Grande para reivindicar o cumprimento da lei de número 2758/05 que institui a gratuidade da passagem de ônibus aos estudantes da cidade, nesta terça-feira dia 19/04.
Segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2019, a maioria dos gastos das famílias brasileiras é com o transporte, que chega a 18,1% dos orçamentos familiares, sendo maior até mesmo que os gastos referentes à alimentação.
Kamilly Gabriela, estudante da escola Elmaz Gattas Monteiro e moradora de Várzea Grande, afirmou que algumas famílias têm que escolher quais os filhos mandar para a escola, por não poderem arcar com os gastos do transporte.
O movimento Passe Livre VG foi criado no início de 2022 e tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de mobilidade garantido por lei. Para isso, foi criada uma petição online que já consta com mais de 2.000 assinaturas e o seu terceiro ato presencial foi realizado no dia de hoje. É possível assinar através do link de acesso: Petição Online.
Fotos por: Chico Alves