Neste sábado (06), a partir das 7h30, será promovida a “Caminhada dos 300 anos. A História de Cuiabá pelo Crea-MT e Entidades de Classe”. O evento será alusivo ao aniversário da capital e realizado pelas 23 Entidades de Classe que compõem o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sob a coordenação da Associação de Engenheiros Civis – Secção de Mato Grosso (Abenc-MT).
A concentração será em frente à sede do Crea-MT, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº491, bairro Araés. Durante a concentração os participantes terão um aquecimento oferecido pelos professores da Academia Mergulho Fitness que apoia o evento. O percurso prestigiará o centro histórico da capital com o objetivo de fazer a observação dos prédios centenários e arquiteturas pitorescas, chegando até o Centro Geodésico da América do Sul, localizado na Câmara Municipal.
Segundo o conselheiro do Crea-MT, coordenador da Comissão Especial designado pela Sessão Plenária nº 732, engenheiro Arquimedes Pereira Lima Neto, ao menos 70 prédios históricos poderão ser contemplados durante a caminhada de cerca 2,5 quilômetros. “Esta caminhada é uma homenagem aos 300 anos de Cuiabá, será realizada no Centro Histórico da capital de Mato Grosso, em uma vivência com reconhecimento dos mais de 70 prédios históricos e refletindo sobre sua preservação e o futuro que queremos”, disse.
A caminhada terá o seguinte trajeto: saída será da Avenida do Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em frente à sede do Crea, descendo no sentido do relógio da Avenida Mato Grosso. Depois, os participantes seguem em frente a praça da Mandioca e seguiremos até a Igreja Senhor dos Passos e à direita no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (o MISC), e à esquerda até o edifício Palácio do Comércio. “Depois seguiremos à direita pela Avenida Getúlio Vargas passando em frente ao Cine Teatro Cuiabá e viraremos à esquerda na rua Barão de Melgaço onde finalizaremos a caminhada no Centro Geodésico da América do Sul”, detalhou o conselheiro.
O encontro é voltado aos profissionais do sistema e toda comunidade em geral. Para participar da caminhada não é preciso fazer inscrição, basta chegar no horário marcado e os organizadores pedem para que os participantes vistam camiseta branca simbolizando a paz para Cuiabá. “O principal objetivo dessa caminhada em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, será de reunir todos os profissionais da engenharia, da agronomia, da geografia, da geologia, da meteorologia, tecnólogos, professores, funcionários públicos e demais modalidades da área tecnológica para integrar as categorias representadas pelas Entidades de Classe que compõem o Crea Mato Grosso”, convidou Arquimedes.