Destaque

Governo de MT distribui 185,3 mil testes para detecção da Covid-19 aos 141 municípios

Publicado

na

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT),  distribui 185,3 mil testes de detecção da Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de manter o alto índice de testagem no Estado, que é o segundo que mais realiza testes por 100 mil habitantes conforme ranking feito pela Universidade Federal de Viçosa.

A distribuição faz parte  do pacote de ações do Governo de Mato Grosso, lançado em março, para intensificar o combate ao coronavírus.

Os 10 municípios mais populosos de Mato Grosso receberão os seguintes quantitativos: Cuiabá (15.000), Várzea Grande (13.860), Rondonópolis (11.360), Sinop (7.020), Tangará da Serra (5.080), Cáceres (6.340), Sorriso (4.460), Lucas do Rio Verde (3.260), Primavera do Leste (3.040) e Barra do Garças (2.960). Veja em anexo a relação que cada município do Estado irá receber.

“Essa é uma ação que vai subsidiar a testagem nos municípios e intensificar a detecção da Covid-19. É essencial detectarmos essa doença precocemente, já que desta forma é possível oferecer o acompanhamento médico desde a fase inicial e evitar a contaminação de mais pessoas por meio do isolamento do paciente com coronavírus”, pontua o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Leia Também:  Servidores do Governo do Estado recebem orientações de combate a violência contra mulher

O quantitativo de testes rápidos por pesquisa de antígeno que cada município irá receber depende do cálculo que considera o critério populacional e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local. O método para o cálculo pode ser acessado na página 2 da Resolução nº 22 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Recentemente, o Estado de Mato Grosso adquiriu 500 mil testes rápidos por pesquisa de antígeno; a compra anterior foi de 250 mil testes. As unidades serão utilizadas pelos municípios e pelos hospitais ou unidades estaduais. Só o Centro de Triagem Covid-19 já atendeu a mais de 140 mil pessoas.

Para o enfrentamento da pandemia, a SES já adquiriu o total de 70 mil testes RT-PCR.

Destaque

Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

Publicado

na

A Prefeitura de Cuiabá informa que ainda mantém os canais de comunicação via telefone e e-mail para quem quiser sanar quaisquer dúvidas que a população cuiabana possa ter a respeito da campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra à Covid-19.

O número para atendimento via telefone é o 0800 645 01 56. Já pelo e pelo e-mail, está disponível o ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que há postos de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa e UFMT, geridos pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), onde também ocorre a vacinação. Nos locais, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.

O atendimento nas estruturas itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 8h às 18h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou uma escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Leia Também:  Servidores do Governo do Estado recebem orientações de combate a violência contra mulher

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56 e e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA