Destaque

Voltar Polícia Civil investiga fake news relacionada ao agendamento da vacinação em Cuiabá

Publicado

na

A | A

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), recebeu na tarde desta terça-feira (25.03), o boletim de ocorrência e ofício da Prefeitura Municipal de Cuiabá relatando a possível ocorrência de crimes cibernéticos, com a  divulgação de fake news, em relação as datas e a faixa etária para agendamento de aplicação de vacina para a Covid-19.

O fato gerou aglomeração de pessoas no local de vacinação, atrapalhando a regular atividade de imunização da população cuiabana contra o vírus. A falsa divulgação também provocou grande quantidade de acessos ao site da Prefeitura Municipal, no qual é realizado o agendamento da vacinação.

O número teria ultrapassando a casa de um milhão de acessos na página da internet, fazendo com que o site foi retirado do ar e ficasse indisponível por um período.

De acordo com o delegado da DRCI, Ruy Guilherme Peral da Silva, as investigações para apurar possível prática de crime cibernético já iniciaram e as providências preliminares foram tomadas

“A Polícia Civil atuará fortemente no combate a toda e qualquer prática criminosa, ocorrida no meio virtual, seja por meio de divulgação de fake news, seja pela prática de crimes cibernéticos próprios como invasão de dispositivos informáticos entre outros”, disse o delegado.

Leia Também:  Voltar Palestra on-line aborda inovação e tendência no setor público

O delegado frisou ainda que o auxílio da população através de denúncias que tragam informações acerca dos possíveis suspeitos é fundamental para esclarecimento do crime em questão e de outros que tenham conhecimento.

A população pode usar os canais de denúncia da Polícia Civil, 197 ou 181, ou também registrar o boletim de ocorrência através do site da delegacia virutal (www.delegaciavirtual.mt.gov.br). A Delegacia de Crimes Cibernéticos também possuí os canais de denúncias que podem ser realizadas através do e-mail drci@pjc.mt.gov.br, ou pelo whatsapp (65) 99973-4429.

Destaque

Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

Publicado

na

A Prefeitura de Cuiabá informa que ainda mantém os canais de comunicação via telefone e e-mail para quem quiser sanar quaisquer dúvidas que a população cuiabana possa ter a respeito da campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra à Covid-19.

O número para atendimento via telefone é o 0800 645 01 56. Já pelo e pelo e-mail, está disponível o ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que há postos de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa e UFMT, geridos pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), onde também ocorre a vacinação. Nos locais, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.

O atendimento nas estruturas itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 8h às 18h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou uma escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Leia Também:  Voltar Palestra on-line aborda inovação e tendência no setor público

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56 e e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA