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Governo de MT vai investir R$ 7 milhões na ampliação de serviços de internet nas escolas da rede estadual

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A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) vai repassar cerca de R$ 7 milhões para todas as escolas da rede estadual contratarem serviço de internet com no mínimo 200 megabits, adquirirem roteadores e prover melhorias na infraestrutura de cabeamento das salas de aulas, com roteamento de sinal para cobertura (WiFi) de todos os espaços da escola.

Levantamento feito pela Seduc definiu que o valor, para custear a internet por um ano, vai de R$ 4.800,00 a R$ 14.400,00. Esse custo varia de acordo com o tamanho da escola, número de alunos matriculados e o preço médio do serviço de internet em cada município.

O repasse descentralizado será feito em duas parcelas, por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). As parcelas serão transferidas nos meses de março e setembro.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto explica que o encaminhamento dessa verba diretamente às escolas visa garantir autonomia aos diretores na contratação da empresa. Destaca que além do repasse, a Seduc também dará todo o suporte necessário para garantir um serviço de qualidade.

“Os investimentos em tecnologia estão entre nossas prioridades. Além dos repasses para garantir a internet, a Seduc vai adquirir 12 mil notebooks que serão utilizados pelos professores em sala de aula e 40 mil notebooks educacionais para os alunos, com plataforma educacional, estudo dirigido, etc…”.

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O secretário lembra que o Estado vai investir, até 2022, R$ 936 milhões na educação, para melhorias na estrutura física das escolas, na ampliação da tecnologia e na área pedagógica.

Verba adicional

As escolas que precisarem de verba adicional devem fazer pedido formal à Seduc-MT, seguindo orientações que constam da Instrução Normativa 002 de fevereiro de 2019.

Além das escolas regulares, os recursos são enviados para as assessorias pedagógicas e Diretorias Regionais de Ensino (DREs/Cefapro). Já as escolas estaduais do campo, quilombolas e indígenas devem pedir a verba seguindo a Instrução Normativa 002 de fevereiro de 2019.

Verba descentralizada

Além do repasse feito pela Seduc, de forma direta, as escolas ainda possuem outros programas, oferecidos pelo governo federal, para melhorar a internet.

Hoje, 233 escolas estaduais de Mato Grosso fazem parte do programa Educação Conectada. Já o sinal do Programa Banda Larga chega a 472 unidades, mas apenas 122 utilizam.

Existe ainda o Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), responsável por conectar à internet escolas em áreas remotas. Em Mato Grosso são 240 escolas beneficiadas, mas só 28 fazem uso deste recurso.

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O professor Edevamilton de Lima Oliveira, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc, explica que a secretaria fez o levantamento dos recursos disponíveis para auxiliar as escolas na gestão. “Apesar da maioria das escolas receber o sinal de internet pelo Programa Banda Larga, a maioria não usa, às vezes até por desconhecimento. E esse programa permanecerá ativo até dezembro de 2025”, exemplifica.

Uma cartilha foi desenvolvida pela Seduc explicando todos os recursos disponíveis, os parâmetros que devem ser usados pelos gestores ao decidir pelo serviço, além de orientações sobre os requisitos mínimos necessários em relação aos serviços de internet e equipamentos para distribuir o sinal, para que haja cobertura em todos os ambientes da escola.

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Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

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A Prefeitura de Cuiabá informa que ainda mantém os canais de comunicação via telefone e e-mail para quem quiser sanar quaisquer dúvidas que a população cuiabana possa ter a respeito da campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra à Covid-19.

O número para atendimento via telefone é o 0800 645 01 56. Já pelo e pelo e-mail, está disponível o ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que há postos de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa e UFMT, geridos pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), onde também ocorre a vacinação. Nos locais, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.

O atendimento nas estruturas itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 8h às 18h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou uma escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

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Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56 e e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453.

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