Destaque

MT Hemocentro completa 27 anos com atendimento especial e parcerias

Publicado

na

O mês de março marca a comemoração de 27 anos de existência do MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso. Na programação especial deste mês, está previsto o funcionamento da sede aos sábados, dias 13 e 27 de março, das 7h30 às 12h.

Será possível doar sangue e realizar o cadastro para doação de medula óssea, além de participar das campanhas com as seguintes instituições públicas e particulares: Polícia Militar, Projeto Alegrando Vidas, Igreja Adventista e Abutre’s Moto Clube.

O Projeto Alegrando Vidas é uma iniciativa de alunos de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), com a transmissão de uma live pelo YouTube no dia 4 de março, a partir das 19h. O evento contará com a palestra da pedagoga, psicóloga e servidora do MT Hemocentro, Sibeli Baralle Baicere, sobre o tema: “Compreendendo a doação de sangue: pré-requisitos e cuidados pós-doação”.

Os acadêmicos de medicina também vão apoiar o banco de sangue público na convocação de novos doadores de sangue e medula óssea.

“Todos os dias vários serviços de saúde precisam de sangue e componentes para cirurgias e procedimentos terapêuticos. Quem puder, doe sangue e contribua com esse ato de solidariedade e responsabilidade social”, destacou a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá amplia atendimento e abre cadastramento para o kit Alimentação Escolar

Devido à pandemia, o MT Hemocentro está agendando as coletas de sangue. As doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e Whatsapp (65) 98433-0624. Também é possível agendar pela internet, por meio deste link.

Doação e imunização

Com a vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso, as unidades hemoterápicas solicitam que a população doe sangue antes da imunização. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, existe delimitação de tempo de inaptidão para a doação de sangue.

No caso da CoronaVac/Butantã quem se vacinar deve aguardar 48 horas após cada dose para doar sangue. No caso da AstraZeneca/Fiocruz, 7 dias após cada dose. Por essa razão, é importante o doador que foi vacinado leva o cartão de vacinação, caso contrário será considerado o prazo da inaptidão de maior tempo (7 dias).

Destaque

Prefeitura mantém canal 0800 e via e-mail para tirar dúvidas sobre a Covid-19

Publicado

na

A Prefeitura de Cuiabá informa que ainda mantém os canais de comunicação via telefone e e-mail para quem quiser sanar quaisquer dúvidas que a população cuiabana possa ter a respeito da campanha de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, contra à Covid-19.

O número para atendimento via telefone é o 0800 645 01 56. Já pelo e pelo e-mail, está disponível o ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que há postos de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal, Sesi Papa e UFMT, geridos pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), onde também ocorre a vacinação. Nos locais, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.

O atendimento nas estruturas itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 8h às 18h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou uma escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Leia Também:  Vendas de brinquedos e jogos pela internet crescem mais de 400%

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56 e e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA