Destaque

Comércio cuiabano poderá funcionar na sexta-feira, diz CDL

Publicado

na

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá informou que o comércio local poderá funcionar na próxima sexta-feira, dia 20, feriado da Consciência Negra.

Assim como a liberação das atividades no último domingo (15), quando se comemorou a Proclamação da República, a Convenção Coletiva de Trabalho de 2020 (CCT), acordada entre Sindicato dos Comerciários e entidades de representação patronal do Setor, baseada na Lei Federal nº 11.603/2007, autoriza o funcionamento em mais um feriado.

A CDL destacou ainda que, de acordo com os decretos municipais nº 8.147 e nº 8.106, que dispõem sobre medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao contágio pelo coronavírus, o comércio pode abrir as portas aos domingos e feriados.

O superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, explicou como funciona, caso o lojista opte por trabalhar nesses dias.

“Para exigir o trabalho nos feriados autorizados, é obrigatório que a empresa lojista cumpra com algumas normas estipuladas pela CCT, como remuneração das horas em dobro trabalhadas dos empregados envolvidos, incluídas as comissões de vendas, que serão calculadas pela média mensal, entre outras”, disse Granja.

Ele orientou ainda que todos os empresários leiam as regras, para evitar quaisquer problemas futuros.

O superintendente observou que boa parte das empresas do comércio abrirá as portas nesses feriados.

“Muitas delas já adiantaram promoções da Black Friday e, com isso, certamente, aproveitarão parte ou um todo do período do dia desses feriados para fomentarem as suas vendas”, declarou.

Em algumas cidades do país, o dia 20 de novembro é considerado ponto facultativo.

Em Mato Grosso, é considerado Feriado Estadual, conforme a Lei Nº 7879/2002.

ATENÇÃO – As demais atividades empresariais precisam consultar as suas convenções coletivas.

Os serviços públicos considerados essenciais funcionam normalmente, e os boletos com vencimento nos feriados poderão ser pagos no próximo dia útil.

Fonte: Diário de Cuiabá

Leia Também:  Ações do Carrefour caem mais de 6% nesta segunda-feira

Cotidiano

SES promove capacitação para detecção precoce de casos de dengue, chikungunya e zika

Publicado

na

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizará, entre a próxima quarta e sexta-feira (02 e 04.12), das 14h às 16h, capacitação de atualização para os profissionais da saúde pública e privada de Mato Grosso. A proposta do curso é qualificar as equipes para a detecção precoce dos casos de dengue, zika e febre de Chikungunya visando o atendimento oportuno, tratamento adequado e reabilitação dos pacientes.

“Manejo Clínico para Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika) em tempos de Covid-19”

Foto por: ESP-SES-MT

A atualização, intitulada “Manejo Clínico para Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika) em tempos de Covid-19”, acontecerá via web e será transmitida pela Escola de Saúde Pública por meio do canal no Youtube neste link.

A programação será transmitida para três turmas distintas, distribuídas por grupos das macrorregiões de saúde. Os municípios das regiões Leste e Norte serão capacitados na quarta-feira (02); na quinta-feira (03) será a vez das regiões Centro Norte e Centro Noroeste receberem a qualificação e na sexta-feira (04) os profissionais das regiões Oeste e Sul  encerram o ciclo de web atualização.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, explica que os profissionais de saúde terão a oportunidade de atualizar conhecimento sobre o tema, com o foco voltado para o diagnóstico e o tratamento dessas doenças que são endêmicas no Estado, melhorando ainda mais a assistência prestada à população. 

“A atividade contará com importante contribuição do médico infectologista Dalcy de Oliveira Albuquerque Filho, graduado em medicina pela UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e servidor aposentado da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, com especialização em Medicina Tropical e MBA em Gestão de Saúde de Controle de Infecção e referência de arboviroses urbanas para o estado de Mato Grosso”, destacou a diretora da Escola.

As apresentações e outros materiais técnicos e legais disponíveis, bem como a emissão de declarações de participação serão disponibilizados aos participantes que se cadastrarem antecipadamente na Plataforma AVA/Moodle da Escola de Saúde Pública neste link.

Serviço

A capacitação sobre “Manejo Clínico para Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika) em tempos de Covid-19” acontecerá entre quarta e sexta-feira (02 e 04.12), das 14h às 16h, por meio do canal no Youtube da Escola de Saúde Pública. A inscrição da atividade por ser feita neste link.

Fonte: GOV MT

Leia Também:  Em tempos de coronavírus, entrevistas de emprego por vídeo chamada se tornam tendência; Veja dicas para estar bem preparado
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA