Destaque

Área queimada no Pantanal equivale a dois estados brasileiros

Publicado

na

O instituto Nacional de Pesquisa e Estatística (INPE) divulgou nesta terça (7), dados sobre queimadas em todos os biomas brasileiros referentes ao período de Janeiro e Setembro deste ano.

O Pantanal, situado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é o que tem situação mais preocupante. Apenas no mês de setembro teve 14% de sua área queimada. Nos 9 meses de 2020 foram 33 mil km² de seu bioma consumidos pelas queimadas, essa área equivale a soma do território de Alagoas e do Distrito Federal.

No ano, 26,5% do Bioma foi subtraído, sendo o estado do Mato Grosso , que detêm a menor parte do Pantanal no país, o mais afetado pelas chamas, perdendo 2,16 milhões de hectares.

Para efeito de comparação, 2005 tinha sido o ano com os maiores registros de queimadas em um único ano, com 27.472 km². O INPE começou com as medições em 2002.

OUTROS BIOMAS

A Floresta Amazônica também foi muito afetada pelas queimadas, tendo a maior perda de área desde 2010. Até setembro foram 62.311 km² de área destruída, em 2010 foram 96.020.

O Pampa, na região sul do país, também registrou números jamais antes vistos. 6.044 km² de sua região foi levada pelo fogo, ultrapassando 2003, quando 2.488 km² de sua área foi queimada.

Já a Caatinga e o Cerrado registraram queda em relação aos períodos anteriores. A Mata Atlântica se manteve estável.

Fonte: iG Último Segundo

Leia Também:  Ministro passeia no Pantanal e promete (de novo) "salvar" o bioma

Destaque

Governo decide manter aulas não presenciais; professores continuam em teletrabalho

Publicado

na

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, levando em consideração a situação sanitária da pandemia da Covid-19 e as orientações de saúde, comunica que:

1. As aulas da rede pública estadual de ensino serão concluídas neste ano de 2020 de forma não presencial e irão até o dia 18 de dezembro. Ou seja, não haverá retorno de estudantes para aulas presenciais nas escolas neste ano;

2. Os professores da rede estadual continuarão a desempenhar as funções em teletrabalho. A portaria que irá regrar essa norma será publicada no início da próxima semana;

3. O atendimento realizado pela equipe gestora nas escolas e no órgão central (SEDUC) continuam de forma presencial, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 662, de 6 de outubro de 2020;

4. A Secretaria de Educação esclarece que é obrigatória a participação dos alunos nas aulas, que continuam sendo ministradas na forma não presencial, seja com a distribuição de material didático impresso, ou por meio de plataforma online.

Leia Também:  Perícia constata que incêndio em reserva no Pantanal foi provocado por ação humana
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA