Política

Câmara Municipal participa da inauguração de Delegacia 24 h

Publicado

na

A Sala da Mulher Maria Nazareth Hahn, criada pela Câmara Municipal de Cuiabá em março deste ano, continua desenvolvendo suas atividades em defesa dos interesses da mulher.
Representada por Thamires Rondon, Chefe do Núcleo de Apoio a Mulher, Criança e Idoso, o parlamento cuiabano participou da inauguração da Delegacia 24h de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Sexual em Cuiabá, nesta terça-feira (08), promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no Brasil, Damares Alves destacou em seu discurso durante a inauguração da delegacia, que a unidade “elevou o patamar de proteção à mulher no Brasil”
A unidade conta com salas apropriadas para acolhimento das vítimas, cartórios, salas de atendimento, para as equipes que atuarão no local, além de uma brinquedoteca e playground para crianças. A equipe do plantão será formada por cinco delegadas e mais as equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas, no total de 50 servidores da Polícia Civil. 
A primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, elogiou a nova estrutura e disse que o atendimento especializado vai de encontro com o desejo de que não aconteça mais violência contra a mulher, mas que uma vez vítima, a mulher possa ser atendida a qualquer momento.
Segundo Thamires, as Delegacias da Mulher são um marco na política de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Importante frisar que quando as mulheres têm uma delegacia em que podem ser atendidas por meio de profissionais especializados, o Estado garante seus direitos, fortalece as políticas públicas e encoraja as denúncias”, afirma a servidora.
Na oportunidade, a responsável pela Sala da Mulher no legislativo cuiabano também externou seu repúdio às violências sofridas por mulheres que tiveram um relacionamento abusivo com um famoso advogado da Capital. Sobretudo, com a constante repetição de atos violentos de natureza física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. 
Diante disso, a Sala da Mulher manifesta sua solidariedade às vítimas e familiares envolvidos nesse triste e lamentável fato.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Leia Também:  Botelho: se houvesse mensalinho "rádio corredor" da AL teria espalhado

Política

Lúdio pede prorrogação de concurso da Segurança com provas marcadas

Publicado

na

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao Governo do Estado a prorrogação do concurso público convocado pela Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com provas previstas para o dia 20 de fevereiro de 2022. Isso porque a data coincide com a aplicação do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizada em âmbito nacional em todos os estados da federação, conforme item 3.1.1 do Edital XXXIV Exame de Ordem Unificado.

“Isso impossibilita que milhares de possíveis candidatos ao concurso da Sesp-MT se inscrevam no exame da OAB ou vice e versa, considerando que o bacharelado em Direito é sem sombras de dúvidas uma formação compatível com a área de Segurança Pública”, explica Lúdio.

Além disso, a realização concomitante das provas da Sesp-MT e da OAB poderá causar aglomeração nos municípios em que serão realizadas, aumentando o risco de contaminação por covid-19. “O que não é recomendado no momento de escalada da doença no estado, com aumento dos números diários de novos casos pelo avanço da variante Ômicron no Brasil”, alerta o deputado.

Leia Também:  Secretário de Educação recebe vereadores e secretário municipal de Tabaporã

São seis editais de Concurso Público para os cargos de Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia (Edital Nº 001/2022/SESP/PJC/MT), publicado no dia 04 de janeiro, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legista e Perito Oficial Odonto-Legista (Edital Nº 002/2022/SEGES/SESP/MT), Soldado da Polícia Militar (Edital Nº 003/2022/SEPLAG/SESP/MT), Oficial da Polícia Militar (Edital Nº 004/2022/SEPLAG/SESP/MT), Oficial da Polícia Militar da Saúde (Nº 005/2022/SEPLAG/SESP/MT) e Soldado do Corpo de Bombeiros (006/2022/SEPLAG/SESP/ MT), publicados no dia 05 de janeiro no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso.

Todos estes editais exigem como requisito mínimo a formação do candidato em nível superior e têm provas objetivas e dissertativas previstas para o dia 20 de fevereiro. Ofício protocolado nesta segunda-feira (17) solicita que as provas sejam adiadas em uma semana, para o dia 27 de fevereiro ou para outra data.

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA