Sem categoria

Escola Digital: como tornar o aprendizado mais efetivo e interessante na quarentena

Publicado

na

Diretora acadêmica da Maple Bear dá dicas para pais e alunos aproveitarem melhor as aulas, atividades e estudos à distância no período de isolamento social

São Paulo (SP), junho de 2020: Com diferentes abordagens e abrangências, o ensino à distância (EAD) e a utilização de recursos digitais na educação são movimentos que vinham ganhando força nos últimos anos. A pandemia de Covid-19 e as várias restrições sociais impostas para combatê-la mudaram radicalmente esse cenário. Agora, para manter o aprendizado, a grande maioria das escolas aderiu a um programa amplo à distância. É um momento de mudança para toda a comunidade escolar, mas dicas simples podem auxiliar muitos pais e alunos a manterem uma agenda positiva. É o que explica Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear, rede de escolas de ensino bilíngue com metodologia canadense que conta com mais de 140 unidades em operação em todo o Brasil. A rede já vinha trabalhando com alguns recursos digitais e, em março, implementou a Maple Bear Digital Learning Community, comunidade online com atividades, orientações e canais de comunicação para professores, pais e alunos.

A primeira orientação para o EAD mais efetivo é separar um espaço adequado, com móveis, materiais, iluminação e a tranquilidade necessária. “É importante criar esse entendimento de que aquele local é a nova ‘sala de aula’, ajudando a consolidar assim uma rotina e disposição de estudo”, afirma Cintia. O segundo passo é acompanhar e cumprir a agenda de atividades propostas pela escola e professores, de acordo com a série de cada aluno. Neste contexto, o papel principal dos pais é acompanhar o desempenho dos filhos. Fazer junto e/ou discutir apenas se for solicitado por alguma atividade e/ou dinâmica. “Os pais precisam entender que ali é o momento que o filho está construindo seu aprendizado e se tornando responsável por isso, já que se estimula sempre a autonomia e o protagonismo do aluno nesse processo”, explica a diretora acadêmica da Maple Bear.

Leia Também:  Menino de seis anos desaparece após pular portão da casa da avó
No EAD, um dos recursos mais utilizados é a plataforma de videoconferência, que é um momento de interação essencial entre professores e alunos. No entanto, a gama digital é muito mais ampla e inclui ambientes virtuais para leitura e escrita (para aulas de Literatura e Redação), mapas online (Geografia), acesso a documentos históricos e tour virtual por museus (História), além de aplicativos voltados a Matemática e Ciências. Existem ainda sites para que os alunos criem seus próprios livros, para organização de portfólios de atividades escolares e os próprios portais de notícias, que subsidiam a realização de trabalhos multidisciplinares. Com isso, a leitura ganha um papel ainda mais fundamental. “Atualmente, temos algumas plataformas de leitura digitais conforme a faixa etária, algumas delas até com opções gratuitas. É uma forma de incentivar a curiosidade e iniciativa dos alunos”, disse.

Neste período, a Maple Bear já identificou algumas das principais dificuldades. Para os alunos, é direcionar um novo olhar para os recursos tecnológicos que se transformaram totalmente em sala de aula, ou seja, não são mais apenas uma ferramenta de apoio e cumprem dois papéis: recurso complementar e ligação com a escola. “Em especial para os mais novos, da educação infantil, pode ser um desafio manter a atenção durante o tempo de instrução”, ressalta Cintia. Quanto aos pais, o principal desafio é encontrar tempo para acompanhar os filhos em algumas demandas de atividades, já que eles também precisam se dividir entre cuidar dos filhos e trabalhar. No entanto, para ambos os desafios, um bom planejamento da rotina por parte dos professores e certa flexibilidade podem auxiliar tanto os alunos quanto os pais neste momento.

Leia Também:  Cine Teatro Cuiabá exibe gratuitamente filmes para estudantes
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  Ginecologista do Mato Grosso Saúde alerta sobre cuidados com a saúde das gestantes
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA