Sem categoria

Nasa encontra em Marte entrada de caverna subterrânea que abrigaria vida

Publicado

na

A Nasa compartilhou em seu site a imagem de um buraco incomum na superfície de Marte. O poço parece ser a entrada para uma caverna subterrânea, que poderia ter abrigado vida no planeta. O caso foi descoberto em 2011 a partir de uma série mais ampla de imagens tiradas na encosta do vulcão Pavonis Mons. Na análise das fotos foi revelado que a abertura possuía cerca de 35 metros de diâmetro, enquanto o ângulo interno da sombra indica que a caverna tenha aproximadamente 20 metros de profundidade.

A existência de uma cratera circular em torno do buraco continua sendo uma dúvida, assim como todo o conteúdo interno da caverna. A agência americana acredita que caso é interessante, pois, as cavernas subterrâneas são relativamente protegidas da superfície rígida de Marte, o que as torna possíveis candidatas para abrigar vida no planeta vermelho. Também diz que esses poços podem ser alvo de exploração de espaçonaves, robôs e até humanos.

Desde que a imagem foi tirada a Nasa começou a buscar na superfície marciana outras possíveis aberturas de cavernas. Os pesquisadores acreditam que a partir desses poços possam existir possíveis habitats subterrâneos contendo organismos vivos, já não existem evidências de vida na superfície.

Leia Também:  Gnocchi Gratinado

Por Tilt, em São Paulo

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Prazo para requerer auxílio emergencial da cultura termina neste sábado (24.10)

Publicado

na

Termina neste sábado (24.10) o prazo para solicitação do auxílio emergencial da cultura previsto na Lei Aldir Blanc. Uma das ações emergenciais executadas pelo governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a transferência da renda diretamente aos trabalhadores visa minimizar os impactos da pandemia no setor cultural.

De acordo com os prazos atualizados no regulamento geral do cadastramento, O resultado da análise deste último lote de solicitações será divulgado a partir do dia 10 de novembro.  Os cadastros aprovados serão pagos a partir de 20 de novembro e os demais autorizados após recursos, a partir de 03 de dezembro.

A requisição é feita na plataforma www.estadodoamanha.com.br, a única para a solicitação do benefício no estado. Gerida pela Secel em cooperação com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), a plataforma recebe os dados da solicitação que serão analisados, validados e aprovados de acordo com critérios estabelecidos na regulamentação federal.

O valor da renda emergencial é de três parcelas mensais de R$ 600,00 que serão pagas de uma única vez.  Mulheres provedoras de família monoparental recebem o dobro do valor. 

Para requisitar, o interessado deve completar as etapas de preenchimento do formulário de solicitação, que inclui a aceitação do termo de autodeclaração de que está apto a receber o auxílio emergencial. Uma equipe de apoio fica disponível das 8h às 00h para tirar dúvidas pelo chat da plataforma.

Têm direito ao benefício todos os profissionais que atuam na cadeia produtiva da cultura, como artistas, curadores, contadores de história, técnicos, produtores, professores de escolas de arte e de capoeira, dentre outros.  Dentre os requisitos, o profissional com atividades interrompidas precisa evidenciar a atuação nas áreas artística e cultural nos últimos dois anos, não ter emprego formal ativo e não ser beneficiário do auxílio emergencial do início da pandemia e nem de outros programas federais previdenciários ou assistenciais, a exceção é o bolsa-família.

Até a manhã desta sexta-feira (23.10), foram contabilizadas somente 446 solicitações do auxílio no estado.  A sobra dos recursos programados para execução dessa ação emergencial será realocada nos editais da Secel que abrangerão todos os segmentos culturais e atenderão mais de 500 projetos. 

Serviço

Auxílio emergencial da cultura

Prazo final de solicitação: sábado (24.10)

Plataforma para solicitação: www.estadodoamanha.com.br

Critérios para receber o benefício: cartilha 

 

Leia Também:  FUNCIONÁRIA: Mulher é presa em ponto de venda de drogas no Pedra 90 em Cuiabá

Fonte: GOV MT

Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA