Instituto Mario Cardi faz palestra com orientações jurídicas no MTmamma

O Instituto Mario Cardi Filho realizou, na manhã deste sábado (29/02), uma palestra para parceiros da Associação MTmamma Amigos do Peito. A iniciativa teve o objetivo de auxiliar assistidas e voluntárias na garantia dos direitos garantidos aos pacientes de câncer e seus familiares.

De acordo com o advogado Ussiel Tavares, diretor-presidente do Instituto, a parceria com a MTmamma é importante para a instituição. “Temos um imenso apreço pelo trabalho de desenvolvido aqui. O primeiro convênio firmado pelo Instituto Mario Cardi foi com a MTmamma. Tenho certeza de que nossos advogados vão poder ajudar essas pessoas. Entretanto, tenho a convicção de que a cada atendimento e carinho dessas pessoas, nós somos os maiores beneficiados”, disse.

A reunião contou com a participação da jurista Bruna Tavares e das colaboradoras do Instituto Rosana Sifuentes e Dhayane Ellen Alves. A advogada Fabiana Curi também também esteve presente e realizou uma palestra para os presentes sobre os direitos das pessoas que enfrentam a luta contra a doença. “Sabemos que todas vocês são guerreiras e enfrentam dificuldades com determinação e garra. Estamos aqui para mostrar alguns direitos que vocês tem, que podem ajudar nesse período difícil a ser superado”, explicou durante a apresentação.

Dra Fabiana explicou questões relacionadas a direitos previdenciários, trabalhistas e cíveis para pacientes e familiares. Abordou as formas de conseguir os benefícios administrativamente e quando pode ser necessária a judicialização.

Durante o encontro, Ussiel Tavares reafirmou o compromisso do Instituto Mario Cardi em oferecer apoio com informações, mas também frente ao Judiciário. “Sabemos que esses direitos podem ser exercidos por vias administrativas. Caso não sejam respeitados esses direito e precisar brigar por eles, estamos prontos pra isso.”

O Instituto Mario Cardi Filho oferece orientações e assessoria jurídica a pacientes de câncer que não tem como pagar pelos serviços. Atualmente, estão interpostos 10 processos, principalmente relacionados a questões previdenciárias e cíveis, para manutenção de auxílio e aquisição de medicamentos. Em todos os casos, voluntários do escritório Tavares Morgado e Associados fazem o trabalho jurídico por meio da advocacia “pro bono”.

A MTmamma é uma instituição que dá apoio para mulheres com câncer de mama, em Cuiabá. “Aqui na nossa casa a gente recebe as meninas com Reiki, Hidroginástica, Dança do Ventre e outros trabalhos que envolvem o bem estar e a autoestima. A gente faz várias reuniões, inclusive hoje estamos com o Instituto Mario Cardi Filho e gostamos muito dessas parcerias. A gente fica muito feliz porque isso é para elas”, disse Josy Faire Carvalho, diretora Administrativa do MTmamma.

Ela ressalta que a união, clima de amizade e carinho também é uma forma de tratamento. “Por isso que a gente chama nossa casa de amigos do peito, porque é uma forma de carinho, de aliviar as tensões do dia a dia. Não adianta chegar em um lugar para fazer qualquer tipo de exercício, de tratamento e ser recebida com tristeza, pesar. Aqui não, aqui a gente recebe com amizade, carinho e amor, todos se envolvem com o coração”, explicou.

O MTmamma trabalha com voluntariado, inclusive as assistidas geralmente se tornam voluntárias. O Insituto Mario Cardi é parceiro do MTmamma desde 2018. “A parceria com o Instituto é um grande apoio para nós. A disponibilidade de estarem com a gente aqui hoje, por exemplo, para mostrar para elas que seus direitos, é maravilhoso. Esse apoio é uma demonstração de carinho”, explicou Josy Faire.

O Instituto Mario Cardi Filho é uma associação criada em fevereiro de 2018 com o objetivo de desenvolver atividades de caráter cultural, artístico, jurídico, educacional, social, esportivo, beneficente, dentre outros. O Instituto é uma forma de prestar homenagem ao Dr. Mário Cardi Filho, advogado e entusiasta do desenvolvimento cultural, intelectual e do debate jurídico. Criado especialmente para fomentar o desenvolvimento do estudo jurídico e da cultura, possui espaço com auditório onde são oferecidas palestras, cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de abrigar manifestações artísticas e culturais.

Por André Luiz Barriento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *