Cotidiano

Instituto Mario Cardi faz palestra com orientações jurídicas no MTmamma

Publicado

na

O Instituto Mario Cardi Filho realizou, na manhã deste sábado (29/02), uma palestra para parceiros da Associação MTmamma Amigos do Peito. A iniciativa teve o objetivo de auxiliar assistidas e voluntárias na garantia dos direitos garantidos aos pacientes de câncer e seus familiares.

De acordo com o advogado Ussiel Tavares, diretor-presidente do Instituto, a parceria com a MTmamma é importante para a instituição. “Temos um imenso apreço pelo trabalho de desenvolvido aqui. O primeiro convênio firmado pelo Instituto Mario Cardi foi com a MTmamma. Tenho certeza de que nossos advogados vão poder ajudar essas pessoas. Entretanto, tenho a convicção de que a cada atendimento e carinho dessas pessoas, nós somos os maiores beneficiados”, disse.

A reunião contou com a participação da jurista Bruna Tavares e das colaboradoras do Instituto Rosana Sifuentes e Dhayane Ellen Alves. A advogada Fabiana Curi também também esteve presente e realizou uma palestra para os presentes sobre os direitos das pessoas que enfrentam a luta contra a doença. “Sabemos que todas vocês são guerreiras e enfrentam dificuldades com determinação e garra. Estamos aqui para mostrar alguns direitos que vocês tem, que podem ajudar nesse período difícil a ser superado”, explicou durante a apresentação.

Dra Fabiana explicou questões relacionadas a direitos previdenciários, trabalhistas e cíveis para pacientes e familiares. Abordou as formas de conseguir os benefícios administrativamente e quando pode ser necessária a judicialização.

Leia Também:  Pinheiro destina R$ 1,6 milhão para ações voltadas ao turismo da Capital

Durante o encontro, Ussiel Tavares reafirmou o compromisso do Instituto Mario Cardi em oferecer apoio com informações, mas também frente ao Judiciário. “Sabemos que esses direitos podem ser exercidos por vias administrativas. Caso não sejam respeitados esses direito e precisar brigar por eles, estamos prontos pra isso.”

O Instituto Mario Cardi Filho oferece orientações e assessoria jurídica a pacientes de câncer que não tem como pagar pelos serviços. Atualmente, estão interpostos 10 processos, principalmente relacionados a questões previdenciárias e cíveis, para manutenção de auxílio e aquisição de medicamentos. Em todos os casos, voluntários do escritório Tavares Morgado e Associados fazem o trabalho jurídico por meio da advocacia “pro bono”.

A MTmamma é uma instituição que dá apoio para mulheres com câncer de mama, em Cuiabá. “Aqui na nossa casa a gente recebe as meninas com Reiki, Hidroginástica, Dança do Ventre e outros trabalhos que envolvem o bem estar e a autoestima. A gente faz várias reuniões, inclusive hoje estamos com o Instituto Mario Cardi Filho e gostamos muito dessas parcerias. A gente fica muito feliz porque isso é para elas”, disse Josy Faire Carvalho, diretora Administrativa do MTmamma.

Ela ressalta que a união, clima de amizade e carinho também é uma forma de tratamento. “Por isso que a gente chama nossa casa de amigos do peito, porque é uma forma de carinho, de aliviar as tensões do dia a dia. Não adianta chegar em um lugar para fazer qualquer tipo de exercício, de tratamento e ser recebida com tristeza, pesar. Aqui não, aqui a gente recebe com amizade, carinho e amor, todos se envolvem com o coração”, explicou.

Leia Também:  Politec identifica paciente internado na UTI do Pronto-Socorro de Cuiabá

O MTmamma trabalha com voluntariado, inclusive as assistidas geralmente se tornam voluntárias. O Insituto Mario Cardi é parceiro do MTmamma desde 2018. “A parceria com o Instituto é um grande apoio para nós. A disponibilidade de estarem com a gente aqui hoje, por exemplo, para mostrar para elas que seus direitos, é maravilhoso. Esse apoio é uma demonstração de carinho”, explicou Josy Faire.

O Instituto Mario Cardi Filho é uma associação criada em fevereiro de 2018 com o objetivo de desenvolver atividades de caráter cultural, artístico, jurídico, educacional, social, esportivo, beneficente, dentre outros. O Instituto é uma forma de prestar homenagem ao Dr. Mário Cardi Filho, advogado e entusiasta do desenvolvimento cultural, intelectual e do debate jurídico. Criado especialmente para fomentar o desenvolvimento do estudo jurídico e da cultura, possui espaço com auditório onde são oferecidas palestras, cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de abrigar manifestações artísticas e culturais.

Por André Luiz Barriento

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Quinta-feira (24): Mato Grosso registra 118.548 casos e 3.349 óbitos por Covid-19

Publicado

na

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (24.09), 118.548 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.349 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.249 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 118.548 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.284 estão em isolamento domiciliar e 99.161 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 246 internações em UTIs públicas e 289 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 58,57% para UTIs adulto e em 33% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (23.132), Várzea Grande (8.847), Rondonópolis (8.611), Lucas do Rio Verde (5.400), Sorriso (5.010), Sinop (4.927), Tangará da Serra (4.820), Primavera do Leste (3.882), Cáceres (2.705) e Campo Novo do Parecis (2.641).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 94.810 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 606 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última quarta-feira (23), o Governo Federal confirmou o total de 4.624.885 casos da Covid-19 no Brasil e 138.977 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 138.108 óbitos e 4.591.604 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de quinta-feira (24).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: SES-MT

Leia Também:  Programa para receber declaração do IR estará disponível segunda-feira
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA