Sem categoria

Defesa Civil Municipal organiza campanha de doação de sangue

Publicado

na

Redação (com informações da assessoria)

 

A Defesa Civil Municipal e o Instituto Grupo de Operações Ambientais (GOA) e o Hemocentro – MT promovem neste fim de ano, a campanha de doação de sangue “Voluntário Sangue Bom”. A campanha teve inicio na segunda-feira (16) e segue até a quinta-feira (19).

Considerando que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, os doadores voluntários têm contribuído para salvar até 50 mil vidas, por ano, de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades hospitalares públicas e nos prontos-socorros.

A iniciativa surge em virtude do início de um período crítico para a unidade e serve de alerta para toda a população, visto que a época das festividades de fim de ano engloba recessos, férias escolares e viagens que se prolongam até o feriado de carnaval, causando a redução no número de doações. “A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil Municipal, está à frente dessa campanha para conscientizar os voluntários e reforçarmos o estoque, porque neste período diminui o fluxo de doações”, disse o diretor de Proteção e Defesa Civil, Capitão Joalino Domingos Ferreira.

Leia Também:  ALMT abre os festejos oficiais pelos 300 anos de Cuiabá

De acordo o Hemocentro, além de atender aos pacientes internados nas unidades de saúde, as doações, principalmente aquelas feitas por aférese, salvam, por mês, a vida de 660 pacientes que possuem algum tipo de doença do sangue (câncer, anemia, doença de Won Willebrand, hemofilia, talassemias, entre outras).

Quem pode doar?

Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta da cidade.

Serviço

Para mais informações, agendamentos de coleta externa e de campanhas de captação de doadores, manter contato pelos seguintes endereços:

Leia Também:  Sempre Cabe Mais

MT HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá – MT.
Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT
Rua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  ALMT abre os festejos oficiais pelos 300 anos de Cuiabá
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA