Projeto “Por Dentro da Sema” recebe estudantes do IFMT

Redação (com informações da assessoria)

 

O Projeto Por Dentro da Sema recebeu alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A ação abre as portas paras que estudantes conheçam diferentes área de atuação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e faz parte do programa de governo que incentiva a promoção da conservação ambiental para melhoria da qualidade de vida.

Os estudantes do Campus São Vicente, em Jaciara, puderam conhecer diferentes áreas de sua especialização, visitando diversas superintendências e verificando suas atribuições e a rotina destes departamentos dando ênfase para as que possuem maior destaque no mercado de trabalho.

A Política Estadual de Educação Ambiental tem como um de seus objetivos fortalecer e integrar a educação ambiental nas mais diversas áreas do conhecimento e desenvolver a educação escolarizada e não escolarizada, em todos os setores da sociedade.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, recepcionou os estudantes e destacou que o objetivo da Sema é que as ações ambientais possam chegar cada vez mais perto do cidadão. “Existe um forte processo de descentralização para que a gente consiga ter mais eficácia na gestão ambiental. O Estado tem o papel, além de órgão regulador, de inserir políticas públicas e incentivar a criar uma cultura de conservação”.

Os estudantes visitaram a Superintendência de Fiscalização e puderam conhecer como são montadas as operações de fiscalização no estado, o papel de técnicos de campo e o funcionamento da Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, uma ferramenta preventiva que permite uma ação rápida por meio de geração de alertas diários em tempo real.

Na Superintendência de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, técnicos destacaram a função da Sema como órgão responsável por gerir a política ambiental no Estado e explicaram as regras para visitas e as normas que regulam a gestão das Unidades de Conservação estaduais.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer o laboratório da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar; Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental; o Cadastro Ambiental Rural com demonstração de como é feita a análise; monitoramento do desmatamento e exploração vegetal, explicando como é realizada a análise das imagens; gestão e manejo florestal; licenciamento ambiental, mostrando as diferenças de cada tipo de licenciamento pelo porte e matéria prima produzida.

A visita técnica foi encerrada na Superintendência de Educação Ambiental, que coordena o projeto e guiou os alunos pelos setores da Sema. Os técnicos abordaram a Política Estadual de Educação Ambiental e sua importância para a gestão ambiental de Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *