Estudantes levam atendimento de saúde à moradores de Acorizal neste sábado

Moradores de Acorizal (a 71 km de Cuiabá) recebem neste sábado (9), uma manhã de cidadania. Alunos do curso de farmácia da Universidade de Cuiabá, sob supervisão dos professores, levaram inúmeros serviços de saúde e farmacêuticos à população. O mutirão acontece no ginásio Zezinho Gusmão, das 8h até as 14h, com todos os atendimentos gratuitos.

A ação faz parte do projeto “farmacêutico na comunidade”. O mutirão, que é desenvolvido exclusivamente por alunos, é realizado pela segunda vez na comunidade. A expectativa é que os alunos realizem pelo menos 120 atendimentos em um período de seis horas.

Os moradores poderão aferir pressão arterial, fazer o teste de glicemia e tipagem sanguínea. Além disso, os alunos estarão prestando serviços de educação em saúde onde será disponibilizado orientação sobre descarte e uso racional de medicamentos, roda de conversa sobre saúde da mulher, IST/AIDS e hanseníase, dentre outras atividades.

Para Loraine Borges, 22 anos, estudante do 10° semestre de farmácia, ações como essa são uma forma de levar o conhecimento da universidade para a comunidade. “O mutirão ajuda o aluno ter uma visão real do que vamos enfrentar quando ingressarmos no mercado”, frisa a estudante.

Além de mostrar as pessoas a importância da inserção e atuação do farmacêutico. “É muito importante essa prática, principalmente nesse período final de curso. E as pessoas precisam desses atendimentos. A gente mostra para as pessoas o quanto é importante e essencial os serviços de um farmacêutico. E isso mostra o quanto estamos comprometidos com a sociedade”, finaliza a estudante de farmácia.

O projeto farmacêutico na comunidade foi criado no início deste ano pelos próprios estudantes de farmácia da instituição, durante a disciplina de estágio supervisionado. O primeiro encontro também foi em Acorizal e cerca de 70 pessoas foram atendidas de graça. Para este sábado os alunos esperam atender cerca de 120 moradores.

Serviço
Quando: dia 09 de novembro (sábado)
Onde: Ginásio Zezinho Gusmão
Valor: de graça
Informações: 65 9302-7654

 

Fonte: O Bom da Notícia, com assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *