UnB oferece 85 vagas em vestibular indígena

Redação (com informações da assessoria)

 

Estão abertas até a próxima segunda-feira (11.11), as inscrições para vestibular indígena da Universidade Nacional de Brasília (UNB), destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação no primeiro e segundo semestre de 2020. As inscrições serão feitas pelo site da seleção e não haverá taxa de inscrição.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, na Escola Estadual Jula Pare, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres (cidade a 168 quilômetros a médio-norte da capital). Os aprovados irão estudar em Brasília, na sede da UnB.

A UnB oferece vagas para os cursos de licenciatura em ciências sociais, educação física, geografia, história, computação, português do Brasil como segunda língua, artes cênicas e letras com tradução em espanhol.

Para o coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, é uma grande oportunidade para os professores indígenas das 43 etnias de Mato Grosso. “Toda oportunidade é sempre bem vinda. Embora a Seduc venha investindo em educação superior, nem todos os professores têm curso superior”, destaca.

Haverá inscrições também nos polos regionais de Brasília (DF), Caucaia(CE) Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios(AL), Santa Isabel(AM), Tabatinga(AM) e Tarauacá(AC).

O vestibular indígena é realizado graças um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

 

 

 

Foto:Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *