Sem categoria

UnB oferece 85 vagas em vestibular indígena

Publicado

na

Redação (com informações da assessoria)

 

Estão abertas até a próxima segunda-feira (11.11), as inscrições para vestibular indígena da Universidade Nacional de Brasília (UNB), destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação no primeiro e segundo semestre de 2020. As inscrições serão feitas pelo site da seleção e não haverá taxa de inscrição.

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, na Escola Estadual Jula Pare, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres (cidade a 168 quilômetros a médio-norte da capital). Os aprovados irão estudar em Brasília, na sede da UnB.

Leia Também:  Viagem para Argentina fica mais barata para turistas brasileiros

A UnB oferece vagas para os cursos de licenciatura em ciências sociais, educação física, geografia, história, computação, português do Brasil como segunda língua, artes cênicas e letras com tradução em espanhol.

Para o coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, é uma grande oportunidade para os professores indígenas das 43 etnias de Mato Grosso. “Toda oportunidade é sempre bem vinda. Embora a Seduc venha investindo em educação superior, nem todos os professores têm curso superior”, destaca.

Haverá inscrições também nos polos regionais de Brasília (DF), Caucaia(CE) Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios(AL), Santa Isabel(AM), Tabatinga(AM) e Tarauacá(AC).

O vestibular indígena é realizado graças um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

 

 

 

Foto:Agência Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  Seis pescadores foram detidos com redes e espécies de peixe fora da medida
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA