Vencendo Gigantes da Alma – Capítulo I: Ansiedade

Considerando as situações pelas quais já passei na vida, muitas delas de conhecimento público ainda que precárias quanto à sua verdadeira essência, decidi após ouvir seletos amigos em especial, JPM dileto amigo João Pedro Marques, escrever uma série de artigos que vão tratar de temas que pretendem nos orientar sobre como enfrentar os “GIGANTES DA ALMA” a serem combatidos. Em princípio são sete sentimentos: ansiedade; medo; ira; amargura; desespero; solidão e ódio, que muitas vezes nos atormentam e aterrorizam nossa alma. Convido você, que me dá o prazer da leitura deste artigo, a refletir comigo sobre como podemos pela fé, vencer barreiras que parecem intransponíveis e como estes “gigantes” estão intrínsecos em nossas vidas.

A leitura desta série de artigos está condicionada ao convite de ler todas as referências bíblicas, já que sua origem está na raiz adâmica dentro de nós.  Se estes gigantes fossem físicos, como os inimigos do Rei Davi, expresso na Bíblia em II Samuel 21:20-22, que foram totalmente exterminados por ele e seus valentes, seriam relativamente fáceis de serem combatidos e vencidos. Porém, como vivemos em um período em que nossos verdadeiros inimigos são espirituais, muda-se também nosso campo de batalha. O apóstolo Paulo escreve em Efésios 6:12, que a nossa luta não é contra a carne e sangue, ou seja, físico, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Portanto, devemos nos revestir de armas espirituais e com a redenção completa de nossos corpos para que os gigantes da alma não nos assolem e nem habitem dentro de nós. Estes “gigantes” são os nossos sentimentos, que podem nos levar a um quadro de extermínio da nossa produtividade,alegria,paz, sucesso e sobretudo, do sossego da alma.

Neste primeiro artigo vamos falar da ANSIEDADE, que quase sempre manifesta-se em quadros depressivos, quando deveríamos usá-la para avançarmos em novas conquistas (leiam com muita atenção Lucas 14:28-32). A ansiedade pode ser definida como “sofrer por antecipação”, provocando sofrimento sem igual. São muitos os males causados por este gigante não vencido que habita em nosso ser. Mas, podemos tornar este gigante um anão e controlá-lo.

Saiba que Deus está no controle de tudo, como diz o profeta Isaías em 43:13, “nada escapa das mãos sagradas de JEOVÁRAPHA –  Senhor que cura”. Ou como diz o apóstolo Paulo, em Romanos 8:28: “Há um propósito de Deus em tudo que acontece com você… Deus está te olhando e te acompanhando passo a passo, dia-a-dia. Devemos pois lançar sobre JEOVÁ JIREH – o Senhor proverá”. E ainda, o que diz o Apóstolo Pedro em I Pedro 5:7-9: “Além de lançar nossa ansiedade sobre nosso Senhor, também vigiar contra os ataques dos inimigos que tentarão nos desanimar e levar-nos a desconfiar de nosso Salvador, firmes na fé não titubearemos!”

Buscando em primeiro lugar em nossas vidas, o Reino de Deus e não soframos pelo amanhã, como disse Jesus em Mateus 6:33-34:“Deus cuida de você quando você busca e se entrega totalmente a ele, nada pode separar você do amor de Deus”. Leiam Romanos 8:31-39. “Confie plenamente em“JEOVÁ NISSI- o Senhor é a minha bandeira, pois suas forças vem D´Ele”. Leiam Filipenses 4:13: “sua força e resistência vem de “EL SHADAY –  Deus todo poderoso”. Leiam Gálatas 2:20: “Então não temas mal algum, porque Deus está contigo JEOVÁ SHAMÁ – o Senhor está sempre ali; ELOHIM – Deus; ADONAI – Senhor Deus e JEOVÁ SHALOM – o senhor é a paz”. Resumindo sobre como vencer o GIGANTE DA ANSIEDADE, utilizo as palavras do Salmista: Salmos 37:3-5:“Confia no senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado, deleita-te no SENHOR e te concederá os desejos do teu coração.  Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele e Ele o fará”.

Registro meu carinho ao professor Vítor, que esteve comigo no Centro de Custódia de Cuiabá, e sua esposa Fátima, que sempre o visitava por presentear-me com uma obra prima da literatura Gospel “VENCENDO GIGANTES DA ALMA”, de autoria do Pastor ELIAS SOUZA, casado com a senhora Quitéria Souza – Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Um homem ungido pelo Espírito Santo. Deixo aqui meu respeito e admiração. Também agradeço à minha mãe Yldecir Moraes que sempre dobrou seus joelhos em oração constante por mim e minha família.

Éder de Moraes Dias é Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso; Casa Civil; Secopa; MT FOMENTO; Articulação Institucional em Brasília; Bacharel em Direito; Gestão Comercial; Gestão de Agronegócios; Pós Graduado em Direito Constitucional; Filosofia e Direitos Humanos; Governança Corporativa; MBA em Contabilidade, Economia e Administração de Empresas; MBA em Psicanálise Clínica, Cursando Procedimentos Gerenciais Tecnólogo, MBA Ciências Políticas e iniciante em Teologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *