MTI implanta programa de inovação para desenvolver projetos e aprimorar resultados

Redação (com informações da assessoria)

 

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) instituiu um programa denominado “Innovation Day”, para alavancar ideias de inovação na empresa e proporcionar novas soluções de tecnologia aos clientes, especialmente à administração pública. A portaria nº 160/2019, que autoriza o programa, já está publicada em edição do Diário Oficial que circulou nesta semana.

O programa, de acordo com a portaria, consiste em permitir que os colaboradores possam dedicar 20% do tempo de trabalho semanal para pensar e implementar novos projetos estratégicos de inovação. Na prática, os colaboradores terão um dia da semana, preferencialmente às sextas-feiras, para se dedicarem aos projetos de seu interesse, mas que tenham relevância para a empresa.

A ideia partiu do analista desenvolvedor José Roberto à Unidade de Gestão Estratégica de Inovação (UGEIN) da MTI. Ele se inspirou em um programa semelhante chamado “Passion Project”, implantado na empresa multinacional Google. Lá, porém, o mesmo tempo é dedicado aos projetos particulares dos colaboradores.

Com os devidos ajustes, o programa pôde ser aprovado pela diretoria e implantado na MTI, segundo o vice-presidente Cleberson Gomes. Para ele, o “Innovation Day” é uma oportunidade não apenas de inovar em produtos e serviços, mas, principalmente, de promover o engajamento do colaborador com o plano estratégico da empresa, bem como fortalecer e dar transparência às relações entre os colaboradores.

“É um marco para a MTI esta proposta diferente de trabalho. O resultado desta portaria demonstra, primeiramente, que o servidor realmente tem as suas ideias ouvidas por nós, da diretoria. Nosso processo de ideação, mapeado pela unidade de Inovação, realmente funciona e nós da diretoria da empresa estamos abertos a estes projetos disruptivos”, disse.

A expectativa agora é a adesão dos colaboradores ao “Innovation Day” e, por consequência, a ampliação da oferta de soluções, com novos produtos a serem desenvolvidos, além da melhoria e aperfeiçoamento dos serviços já prestados.

Como funciona

Por ser o setor responsável pelo “Innovation Day”, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação é quem vai capitalizar as ideias de novos projetos – e qualquer um dos colaboradores da MTI pode dar sugestões por meio do formulário. Dê a sua ideia aqui.

Uma vez sugerida, as ideias serão analisadas, aprovadas e priorizadas pela Diretoria Executiva. Só serão aprovados projetos factíveis de execução dentro de um prazo de três meses, que tenham relação com as atividades da MTI e que atendam a ações estratégica ou disruptivas da empresa.

Após os projetos aprovados, a Unidade de Gestão Estratégica de Inovação definirá um líder para o projeto, que pode ser o autor da ideia ou não. Definido o líder, a Unidade vai divulgar aos colaboradores da empresa as vagas e perfis necessários para a implementação do projeto.

Podem se candidatar todos os colaboradores que se encaixem no perfil procurado – inclusive os colaboradores que estiverem cedidos para outros órgãos. A seleção dos candidatos para compor cada equipe de projeto será feita pela Unidade de Gestão Estratégica de Inovação.

Cada equipe será denominada Squad e terá um líder, um time de implementação da solução com a quantidade necessária de profissionais a ser definido, conforme tamanho e complexidade do projeto, além de um cliente ou o propositor da ideia, se necessário.

A participação da equipe selecionada para o projeto deverá ser autorizada pela Diretoria Executiva, após aprovação junto aos superiores diretos, que devem liberar o colaborador para participar do “Innovation Day” no dia designado na sede da empresa, em sala exclusiva para o desenvolvimento do projeto.

Todos os projetos deverão ser desenvolvidos utilizando conceitos de metodologia ágil, Scrum e MVP (Minimum Viable Product, na sigla em inglês). Após a entrega do MVP definido e devidamente aprovado, o projeto obedecerá o processo de produção e sustentação padrão estabelecido pela MTI.

 

Foto por: Marcos Vergueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *