Sem categoria

Cores, texturas e revestimentos: vista sua casa de personalidade

Publicado

na

Há quem diga que a combinação das nossas roupas revela um pouco da nossa personalidade. Até porque, convenhamos, a primeira percepção que temos acerca do outro é através do olhar. Na arquitetura, algo similar acontece. Cores, texturas e revestimentos adicionam personalidade para a casa – e, é claro, a quantidade certa de entusiasmo para a criação de uma obra singular.

Esses elementos essenciais do design são responsáveis por criar contraste e profundidade, valorizar a volumetria projetada, expressar emoções e proporcionar ricas experiências sensoriais que estimulam os nossos sentidos. No entanto, se não utilizados corretamente, eles podem desfavorecer todo o contexto da edificação e do projeto.

Aliás, tais recursos ajudam a definir um espaço enquanto influenciam nossos humores e comportamentos. Pesquisas na área da neuropsicologia já avaliam o efeito que diferentes matizes de cores têm sobre o comportamento humano. Uma tendência que está ganhando impulso é justamente o uso de cores específicas no design em prol de evocar diferentes respostas emocionais. Líderes de fabricação de tintas seguem antenados nessa missão.

Leia Também:  Homem perde direção de carro e bate em SW4; dois morrem

Só para ter uma ideia a cor verde, por exemplo, relaciona-se com a natureza, a esperança e o equilíbrio. Traz calma, relaxa e contribui para reduzir a pressão arterial. Enquanto que a cor azul é a cor do céu, da água e do afastamento. Tem efeito relaxante e, culturalmente, relaciona-se ao frio. Já a cor amarela é a cor do sol e do ouro. Produz alegria e diversão. Mais do que simbolizar a noite, a cor preta – que é a ausência de cor – representa a elegância e o poder.

É claro que o efeito das cores depende também da posição e do contexto, já que nunca são observadas isoladamente. Nossa percepção e reação a uma matiz mudará se estiver no interior ou exterior de um local, se estiver localizada em um teto, uma parede ou no chão e conforme a condição de luz atual. Logo, os atributos das diferentes matizes devem ser usados como ponto de partida.

Nesse sentido, a combinação certa entre cor e textura é a chave para o design geral, pois transmite uma experiência distinta. Hoje, muitos profissionais estão misturando paletas monocromáticas da moda com texturas interessantes para adicionar contraste e dimensão a um espaço. Os materiais são os mais variados – vão desde madeira até elegantes acabamentos metálicos, como cromo, níquel e aço inoxidável.

Leia Também:  Mulher que sofria ameça é esfaqueada até a morte pelo ex-marido em MT

A propósito, os revestimentos estão cada vez mais surpreendendo no que diz respeito à reproduzir elementos naturais – como pedras e madeiras. Novas técnicas e materiais surgem a todo momento no mercado. Mas, antes de utilizar revestimentos em um projeto, vale lembrar que é preciso considerar alguns fatores importantes da obra, assim como as particularidades de cada item.

No mais, conte com a expertise de um profissional capacitado e vista sua casa de personalidade.

*Camila Carrijo é arquiteta e sócia-proprietária da Seven Arquitetura

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

No ato: Homem é preso em flagrante depois de roubar celular de casal

Publicado

na

Policiais militares do 6º BPM de Cáceres (a 225 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (17.09), um homem por roubo, no bairro Parque Nova Era.

Os policiais foram acionados para atender um assalto em andamento. Quando chegaram ao local, encontraram pessoas em luta corporal com o suspeito. 

Com a situação apaziguada, as vítimas, um homem e uma mulher, contaram que tinham sido rendidos pelo suspeito que estava armado e os obrigou entregar o celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma do suspeito, mas era uma réplica de pistola e iniciou uma luta com o criminoso. Moradores próximos foram ajudar e acionaram a PM. O suspeito estava com uma bicicleta que também foi apreendida.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: PM-MT
Leia Também:  Veja como fugir das armadilhas na hora da compra
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA