Política

Projeto que inclui Dia do Saci Cuiabá no calendário sai de pauta depois de gerar polêmica e ser alvo de críticas

Publicado

na

Um projeto que quer incluir o Dia do Saci Cuiabano no calendário municipal, no mesmo dia que o Dia das Bruxas, 31 de outubro, gerou polêmica na Câmara de Vereadores de Cuiabá e foi retirado de pauta.

Autor do projeto, o vereador Edemir Cláudio Xavier (PTC) disse, por meio de assessoria, que a proposta gerou polêmica até mesmo entre os vereadores e foi alvo de críticas, principalmente dos parlamentares evangélicos, e que por causa disso o vereador tirou o assunto da pauta, na sessão de quinta-feira (26).

Agora, o vereador defende que o projeto seja debatido entre pais de alunos.

A data já é conhecida como Dia das Bruxas, que é popularmente conhecida nos Estados Unidos.

O objetivo da proposta é disseminar o enraizamento dos mitos e das figuras mitológicas da cultura brasileira e cuiabana, por meio de atividades artísticas, culturais, brincadeiras e de lazer em creches, escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques, incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com valores e raízes brasileiros.

Como argumento, o parlamentar cita cidades paulistas, como São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes, onde já foi instituído o Dia do Saci.

Leia Também:  TSE decide que deputado Celso Jacob não pode disputar reeleição

O Saci-pererê é um personagem do folclore brasileiro, conhecido por ter uma perna só e usar um gorro vermelho. O personagem fuma cachimbo e é retratado como um menino travesso e pequeno que habita as florestas. A lenda surgiu no sul do Brasil e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena.

Fonte: G1

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Deputado cobra Parque Tecnológico em VG e centro de inovação nos municípios

Publicado

na

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) defendeu na tribuna na Assembleia Legislativa (25/11) a construção do Parque Tecnológico de Várzea Grande e a criação do Centro de Inovação nos municípios-polo, com objetivo de fomentar a tecnologia aliado ao conhecimento e o empreendedorismo.

A ideia do parlamentar é promover a diversificação da matriz econômica do estado, agregando valor a matéria-prima por meio da tecnologia e consequentemente estimular a industrialização em Mato Grosso.

O parlamentar defende que o centro de inovação possa ser ampliado para as demais cidades-polo do Estado como Sinop, Alta Floresta, Colniza, Confresa, Juína, Cáceres, Barra do Garças, além da criação do Parque Tecnológico em Várzea Grande, conforme indicação 594/2020 do deputado Thiago.

Os projetos devem ser desenvolvidos para incentivar e facilitar a conexão entre empresas consolidadas, empreendedores e profissionais qualificados, e assim criar soluções conjuntas para demandas e problemas de organizações, através de parcerias, reduzindo custos e aumentando o retorno das soluções criadas.

Segundo Silva, é preciso desenvolver tecnologicamente o nosso Estado, com oportunidades para a atração de novos negócios, criação de empresas, geração de renda e o fortalecimento de uma economia circular.

“Apresentamos indicações e cobranças para que o Estado crie o Parque Tecnológico de Várzea Grande e também o centro de inovação nos municípios-polo para fomentar a criação de startups e incubadora de empresas, com foco na no desenvolvimento tecnológico e econômico e geração de emprego”, disse o deputado estadual.

O parlamentar defende a parceria com as universidades públicas e privadas para que o projeto possa ser implantado no estado. “O objetivo é criar centros integrados entre pesquisa, empresas e poder público almejando ser referência em sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico do estado, com foco no fomento da inovação tecnológica no empreendedorismo”, finaliza Thiago.

Fonte: ALMT

Leia Também:  “Moro não tem mais autoridade para ser ministro da Justiça”
Continue lendo

PUBLICIDADE

POLÍTICA

ECONOMIA

VARIEDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA