OPINIÃO DO DIA: Emanuel Pinheiro X Roberto França, dois titãs da cuiabania em 2020?

Mesmo que Emanuel Pinheiro esteja demonstrando muita eficiência na gestão pública da capital, o nome do ex-prefeito Roberto França surge, nos bastidores políticos, como o único com chances de enfrentar Pinheiro de igual para igual em 2020.

Vejamos: Prefeito Emanuel Pinheiro é um alcaide que trabalha, isso está posto e a olhos nus. Não há como negar, afinal, aonde se vai, lá tem uma obra da sua gestão.

Outro ponto positivo é que a comunicação da prefeitura vem dando um banho de eficiência tanto que as obras “saltam” aos nossos olhos e ouvidos – só não vê e não escuta quem não quer – pois as obras, além de serem muitas, estão com uma excelente estratégia de divulgação pela Secom; e o fato é que as obras existem, realmente, por todos os lados da capital. Chega ser impressionante, mesmo diante de uma crise sem precedentes até aqui na história política e econômica do Brasil.

Com essas obras e ações de comunicação e marketing as imagens do passado, tanto as de outros gestores que por Cuiabá passaram, até a própria imagem negativa do próprio Emanuel, quando parlamentar, vem sendo, gradativamente, suprimidas da memória dos eleitores, com ações ininterruptas de socialização com inclusão, encabeçadas pelo prefeito, pela sua competente equipe de secretários e demais assessorias, em especial a “fiel escudeira” que é a sua esposa e primeira-dama da capital, Dra. Márcia Pinheiro.

Os frutos da administração estão sendo colhidos por aclamação, por onde passa o prefeito e sua trupe, com reconhecimento da comunidade traduzido em demonstrações de afeto, atenção e presença maciça das comunidades nos eventos da prefeitura e o melhor é que tudo é espontâneo e com muito carinho.

Eu JPM, que não votei no Emanuel Pinheiro nas eleições, em que o mesmo elegeu-se, além de ser pontualmente seu crítico quando necessário, tenho autoridade moral para assinar embaixo o que estou aqui e agora afirmando sobre o meu reconhecimento da, até aqui, impecável gestão do atual prefeito, sem favor algum!!!

E mais, afirmo isto, sem rabo preso com ninguém!!! Sei que muitas águas haverão de passar por baixo da ponte, mas, dos nomes que aí estão postos até aqui, somente o do ex-prefeito Roberto França que poderá fazer frente a uma disputa que promete ser acirrada.

Aliás, nas rodas políticas mais introspectas e analíticas, Roberto França Auad é o nome que, na surdina, vem “mineiramente” despontando  como a única opção possível de desbancar o projeto político do grupo do atual prefeito.

Os demais – se é que existirão, pois até aqui ninguém apareceu –, pelo andar da carruagem, será difícil aparecer e emplacar alguém com um cabedal de serviços prestados para fazer um contraponto ao atual gestor da capital. Até agora, só o Roberto França mesmo!!!

Portanto, digo e repito aqui, dos que aí e se “arvoram” disputar a prefeitura, se o gordo não topar encarar a disputa contra o Emanuel, não vai adiantar o “marketing da desconstrução” através do vídeo do tal paletó até por que, o povo está cheio de fofoquinhas e mimimis. A população quer exatamente o que o Emanuel Pinheiro e o Roberto França sabem fazer por Cuiabá, que é trabalhar para o povo em geral, sem distinção!!! E agora, neste momento, a bola está com o prefeito Emanuel, pelo que vem realizando e com o França, pelo muito que já realizou em anos passados pela nossa querida e calorosa Cuiabá!!! Fora esses dois nomes possíveis candidatos, hoje, é quase a garantia de não ter para ninguém!!!

Vejamos: Roberto França tem bagagem política, credibilidade, é um aglutinador nato e têm uma rede de conhecimentos e informações como poucos. Predicados esses, que o avalizam a qualquer disputa de cargo eletivo.

É baseado nisso que alerto aqui que com França no páreo, as coisas mudam 100%, não só por ele, Roberto França, ser um nome de prestígio da nossa mídia, mas, também pela sua história política de bom gestor que outrora fora como prefeito de Cuiabá e também como excepcional profissional da nossa mídia popular no rádio esportivo mato-grossense, e agora, na televisão.

Sem medo de errar afirmo, tecnicamente, que Roberto França faz o melhor e o mais bem avaliado programa de reportagens e opinião campeão do seu horário – o Resumo do Dia é, hoje, uma marca de renome em nossa mídia televisiva da capital. Aliás, é válido e justo registrar que essa marca foi premiada em nove das dez edições do prêmio TOP OF MIND, realizado pela Revista RDM –. O segredo do sucesso é a simplicidade e a espontaneidade com que França e sua dedicada equipe produzem e apresentam o programa. Sem deixar de registrar o “foco popular em seu conteúdo” que é voltado para a baixada cuiabana, em especial, para o resgate cultural da cuiabania e, ao mesmo tempo, não deixando de valorizar, com o apoio aos novos cuiabanos que para cá vieram, como o meu caso, que em 1971 aqui aportei do Rio Grande do Sul para esta que é a mais querida e amada cidade do mundo, onde daqui uns 30 anos eu deverei ser enterrado com honras da minha sempre amada família e muitos amigos.

Finalizando, não podemos esquecer que em todos os “estratos sociais” da capital e de Várzea Grande, Roberto França goza de uma enorme simpatia e, por consequência, de uma grande aceitação popular de todas as camadas sociais da capital mato-grossense.

Por isso, digo que Emanuel Pinheiro tem que torcer para o governador, o DEM & cia. não abraçarem o Roberto França, pois com o apoio estrutural da máquina partidária e governamental, mais dos dois irmãos Campos e dos muitos dos seus amigos, milhares de simpatizantes e fãs (etc. etc. etc.), as quase que inquestionáveis chances do prefeito Emanuel Pinheiro, possam vir se dissipar como água em vaporizadores, objetos que entraram no cenário cotidiano da nossa calorenta “Cuiabrasa”.

Emanuel X França são dois titãs da cuiabania!!! Se tiver essa disputa, vai ser “pau na goiaba”!!! Como diria o saudoso ex-prefeito, ex-governador e o maior político mato-grossense das últimas gerações, o também cuiabano, Dante Martins de Oliveira!!!

Portanto, finalizo dizendo: “eleições 2020, a sorte está lançada, as cartas estão sobre a mesa, é aguardar para ver”!!!

JPM – João Pedro Marques é advogado e jornalista com escritórios em Brasília e Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *